Desembargadora presidente da Cittei participa de episódio.
A presidente da Comissão Judiciária Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cittei), desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, participou do episódio lançado hoje (2) da série de vídeos “Debate sobre Tráfico de Pessoas”, produzida pela Justiça Federal da 3ª Região. Com apresentação e mediação da juíza federal Louise Vilela Leite Filgueiras, a iniciativa visa chamar atenção da população sobre o tema. Assista à conversa aqui, que contou também com a participação da desembargadora federal Inês Virgínia.
Rachid Vaz de Almeida afirmou que, tendo sido criada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, a Cittei é formada por diversas instituições de todos os poderes. “É uma comissão muito rica, porque trocamos experiências e informações. Ela ajuda a pensar em medidas por vários olhares. Passamos a conhecer o universo das outras carreiras e, na totalidade, isso faz com que a gente aprenda um pouco mais sobre esse crime sofisticado e tão cruel”, afirmou.
A desembargadora, que também é coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp), afirmou que vê relação entre o tráfico de pessoas e a violência de gênero. “A mulher é coagida, pensa que levará uma vida melhor por causa da prostituição. No entanto, passa por momentos cruéis de todas as espécies, envolvendo violências patrimonial, psicológica e física. Fica completamente escravizada, podendo chegar ao feminicídio”, analisou.
No primeiro episódio da série, lançado na última sexta-feira (29), o tema foi debatido pela advogada Cláudia Luna, com participação do promotor de Justiça e professor da Universidade de São Paulo (USP) Fábio Bechara. No terceiro, com data prevista de lançamento para 5 de agosto, estarão presentes a defensora pública federal Juliane Taborda e o coordenador do projeto Organização Internacional para as Migrações - OIM, Guilherme Otero.
Confira o Debate sobre Tráfico de Pessoas.
Comunicação Social TJSP – GA (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br