Inscrições podem ser feitas até 6 de setembro.
De 14 de setembro a 19 de outubro, será promovida a terceira edição do curso Faces da violência, sob a coordenação das juízas Teresa Cristina Cabral Santana, Rafaela Caldeira Gonçalves, Danielle Galhano Pereira da Silva e Renata Mahalem da Silva Teles, da promotora de Justiça Valéria Diez Scarance Fernandes, das defensoras públicas Paula Sant’Anna Machado de Souza e Nálida Coelho Monte e das advogadas Alice Bianchini e Claudia Patrícia de Luna. As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 10 às 12 horas, a distância, com acesso na Central de vídeos.
As inscrições são gratuitas e abertas a magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, do Ministério Público do Estado de São Paulo e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil e demais entidades e pessoas que atuam na rede de enfrentamento à violência de gênero.
São oferecidas 700 vagas. Haverá emissão de certificado de conclusão de curso àqueles que apresentarem 75% de frequência (para registrar presença, o aluno deverá assistir integralmente à aula no prazo de cinco dias corridos a partir do envio do comunicado de que ela está disponível na Central de vídeos).
Inscrições: estão abertas até o dia 6 de setembro. O interessado deverá acessar a área Inscrições do site da EPM, clicar no nome do curso e em seguida em “Realizar login”. Magistrados e funcionários do TJSP deverão clicar no ícone “Entrar com @tjsp.jus.br”, preencher e-mail e senha do correio eletrônico e seguir as instruções indicadas. Magistrados inativos do TJSP deverão solicitar orientação por meio do e-mail epmcursosrapidos@tjsp.jus.br. Os demais interessados deverão clicar em “Inscreva-se agora” para criar sua conta de usuário e senha. Após realizarem o login, deverão selecionar a modalidade e clicar em “Inscrever-se”. A seguir, deverão preencher as informações seguindo as instruções apresentadas e confirmar a inscrição. Deverá constar o nome completo na ficha. Oportunamente será remetido e-mail confirmando a inscrição.
Os inscritos serão matriculados automaticamente, não havendo necessidade de envio de documentação. Mais informações no edital.
Programa:
14/9 – Racismo, sexismo e acesso à Justiça
Advogada Dina Alves
21/9 – Direito dos povos e comunidades tradicionais
Advogada Allyne Andrade e Silva
28/9 – As mulheres trans e o acesso à Justiça: a importância do nome social
Professoras Beatriz Pereira e Laura Prevato
5/10 – Reflexos da violência de gênero nas varas de Família
Profa. Ela Wiecko
19/10 – Legítima defesa da honra e a plenitude do direito de defesa
Advogada Soraia Mendes
MA (texto)