O Tribunal de Justiça de São Paulo aderiu à campanha “Outubro Rosa”, com diversas ações para conscientizar os servidores e magistrados quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo que mais acomete as mulheres. A data é celebrada anualmente em todo o mundo, com o objetivo de compartilhar informações e divulgar medidas preventivas ao surgimento da doença, como o autoexame e a prática regular de exercícios. O nome remete à cor do laço que simboliza a iniciativa, que tem o apoio de empresas e instituições públicas. No Judiciário paulista, algumas ações foram promovidas na Capital e em comarcas do Interior.
Em São Paulo, a palestra "Outubro Rosa – Cuidado Humanizado no Atendimento às Mulheres”, realizada em 18/10, contou com um público de mais de 350 pessoas, que acompanharam o evento presencialmente e via internet. Na terceira edição do evento “Corte Solidário” (9/10), em parceria com o Soho Hair, foram arrecadados R$ 6.012,00 com os cortes de cabelo e doações espontâneas. Ao todo, 215 pessoas passaram pelos cortes e cerca de 120 doaram mechas. O valor arrecadado e os cabelos doados foram destinados à ONG Cabelegria, que confecciona perucas para pacientes em tratamento quimioterápico. A arrecadação dobrou e o número de pessoas que conseguiram doar mechas triplicou, em relação ao ano passado.
Em diversas comarcas e setores os servidores foram trabalhar vestindo uma peça de roupa rosa, para reforçar a importância do “Outubro Rosa”, como em Piracicaba, São Carlos, Presidente Prudente, Aguaí, São Sebastião e no Foro Regional de Penha de França. A Comarca de Teodoro Sampaio promoveu palestra sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama em homens e mulheres.
Em Assis, o evento intitulado “Mulher Cuida da Sua Vida” abordou a conscientização e a prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero. Também contou com dinâmicas e ensino de técnicas de autoexame. O evento contou com a participação das palestrantes Camila de Moraes Delchiaro e Angela Maria de Barros, que discorreram sobre a importância de se realizar periodicamente o exame de mamografia, bem como o exame de colo de útero.
Comunicação Social TJSP – DM (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br