A Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) homenageou o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, pela composição igualitária de seu gabinete: metade de sua equipe, de 14 assessores, é constituída por juízas. As integrantes da ABMCJ estiveram hoje (14) com o presidente, no Palácio da Justiça, para entregar documento assinado pela diretoria da associação. “É uma singela homenagem para uma grande iniciativa, pois o senhor abriu espaço mulheres competentes”, afirmou a advogada e presidente da ABMCJ, Alice Bianchini. Ela também destacou que as mulheres precisam ter as mesmas oportunidades que os homens: “Esperamos que seu ato sirva de exemplo para outras instituições”.
Honrado com a homenagem, o presidente agradeceu e afirmou que a escolha de seus assessores foi baseada na meritocracia. “Tive a oportunidade de conhecer o trabalho dessas juízas e juízes e os convidei para a equipe pela competência.” Para a procuradora do Estado e tesoureira da Associação, Ana Paula Zomer, esta justificativa é mais um motivo que merece ser enaltecido. “A grandeza de seu ato está exatamente em não excluir o mérito por ele vir de uma mulher, como sabemos que ocorre na sociedade”, destacou.
A desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, que é vice-coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp) e assessora especial da ABMCJ na área de combate ao tráfico de pessoas, destacou que Pereira Calças “de forma bastante natural, sempre tratou as mulheres com igualdade”. Outro exemplo do comportamento igualitário do desembargador frente à questão de gênero foi a escolha da secretária da Presidência (SPr), Tatiana Aparecida Coelho Marchi, mãe de Cecília (um ano e meio) e grávida de Benicio, seu segundo filho. Mais uma vez, imperou a meritocracia.
À homenagem estavam presentes a promotora vice-presidente da Associação, Fabiana Dal’Mas Rocha Paes; a juíza integrante da Comesp e secretária adjunta da ABMCJ, Teresa Cristina Cabral Santana Rodrigues dos Santos; e a advogada e componente do Conselho Deliberativo, Clarice Maria de Jesus D’Urso e as juízas assessoras da Presidência do TJSP Camila de Jesus Mello Gonçalves e Maria Rita Rebello Pinho Dias. Também compõem a assessoria da Presidência as magistradas Ana Rita de Figueiredo Nery, Paula Lopes Gomes, Silvana Malandrino Mollo, Tatiana Magosso e Daniela Maria Cilento Morsello, ao lado dos juízes Marco Fábio Morsello, Leandro Galluzzi dos Santos, Renato Hasegawa Lousano, Airton Pinheiro de Castro, Ricardo Dal Pizzol e Fabio Coimbra Junqueira.
Comunicação Social TJSP – CA (texto)
imprensatj@tjsp.jus.br