Memória

Repositório de Memória do TJSP


Banner

Apresentação

A página Repositório de Memória do TJSP tem o objetivo de garantir o acesso do visitante aos bens culturais materiais e imateriais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que fazem parte do Patrimônio Cultural Nacional, conforme artigo 216 da Constituição Federal.

Conteúdos relacionados à História, à Memória e ao Patrimônio Cultural de natureza artística, arquitetônica, arquivística, bibliográfica e museológica integram a página.

Os trabalhos de catalogação e de descrição são contínuos e a página está em constante aprimoramento.

O Repositório de Memória é dividido em sete Seções: I. Trabalhos acadêmicos; II. Bens museológicos e arquitetônicos; III. Documentos e processos históricos; IV. Exposições; V. Fotografias; VI. Livros e publicações; VII. Vídeos e redes sociais do TJSP.

SEÇÃO I

TRABALHOS ACADÊMICOS

Muitos estudos acadêmicos e científicos de diversas áreas do conhecimento valem-se dos bens culturais do Poder Judiciário, sobretudo processos judiciais de guarda permanente, como fonte de pesquisa.

Caso seja autor(a) de algum estudo publicado (tese de doutorado, dissertação de mestrado, trabalho de especialização, trabalho de conclusão de curso, artigo, livro etc), que tenha usado acervos do Tribunal de Justiça paulista, ainda que em custódia externa por convênio, encaminhe as informações pertinentes do trabalho pela Central de Chamados, https://www.suportesistemastjsp.com.br/, categoria "Práticas Cartorárias e Distribuição - Primeira Instância", oferta relativa a "Gestão Documental- Externo - Processo Relevante/histórico". Para informações para pesquisadores, clique aqui .

Com o artigo “A importância dos acervos judiciais para a pesquisa em História: um percurso”, de Monica Duarte Dantas (USP) e Filipe Nicoletti Ribeiro (USP), foi aberta essa Seção do Repositório. O artigo visa a recuperar a importância das fontes judiciais para a pesquisa em História. Partindo de um percurso historiográfico desde os trabalhos pioneiros no campo, passa pela renovação dos estudos na década de 1980, até as perspectivas abertas por pesquisas mais recentes. Disponível em: http://lexcultccjf.trf2.jus.br/index.php/LexCult/article/view/418

Para conhecer parte desses trabalhos, clique abaixo:

Levantamento de teses e dissertações da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com base em fontes do TJSP.

Levantamento bibliográfico de trabalhos realizados a partir da documentação das Comarcas de Itu e Porto Feliz custodiada no Museu Republicano de Itu da Universidade de São Paulo.

Relação de trabalhos acadêmicos, que utilizaram acervos dos 1º e 2º Ofícios da Comarca de Taubaté como fonte de pesquisa, que se encontram custodiados no Arquivo Histórico Municipal “Dr. Félix Guisard Filho” daquela Comarca.

SEÇÃO II

BENS MUSEOLÓGICOS E ARQUITETÔNICOS

SEÇÃO III

DOCUMENTOS E PROCESSOS HISTÓRICOS

SEÇÃO IV

EXPOSIÇÕES

SEÇÃO V

FOTOGRAFIAS

SEÇÃO VI

LIVROS E PUBLICAÇÕES

Anos Judiciários

Cadernos Jurídicos (Escola Paulista da Magistratura) - nº 60 - História e Memória (volume 1)

Cadernos Jurídicos (Escola Paulista da Magistratura) - nº 61 - História e Memória (volume 2)

Justiça de São Paulo: entre história e futuro

Relatórios de gestão, Revista Justiça SP e outras publicações oficiais

Redação forense

Textos e artigos do Museu

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e seus Desembargadores

Informativos Especiais de Memória do Judiciário - Centro de Apoio ao Direito Público (CADIP)

Para obras de referência sobre a História do Tribunal de Justiça veja https://www.tjsp.jus.br/memoria/obrashistoria

SEÇÃO VII

VÍDEOS E REDES SOCIAIS DO TJSP

A produção audiovisual e as redes sociais são importantes meios para as ações de comunicação em qualquer organização. Essa relevância é ainda maior no tocante à Memória institucional e à difusão cultural.

Pela Secretaria da Presidência, por meio da Diretoria de Comunicação Social, são produzidos vídeos sobre a Memória, a História e o Patrimônio Cultural da Corte presente em seus variados acervos para eventos de caráter artístico, cultural e histórico. Também é possível encontrar registros de solenidades, posses, instalações, sessões do Órgão Especial do TJSP, promoção de cidadania e direitos fundamentais.

O Tribunal de Justiça conta com uma página no YouTube, em que disponibiliza sua produção audiovisual realizada nos últimos anos. Para acessar seu conteúdo, clique aqui ou para acessar as playlists com assuntos específicos, clique aqui.

A playlist Memória do Poder Judiciário reúne vídeos sobre a História do Tribunal de Justiça, projetos “Memórias da Justiça” e “Visita Telepresencial da Memória do TJSP”, entre outros.

A Escola Paulista da Magistratura tem canal próprio (Escola Paulista da Magistratura - EPM - Oficial - YouTube).

Veja as palestras do 1º Núcleo de Estudos em História e Memória (1NEHM), do 2º Núcleo de Estudos em História e Memória (2NEHM) e a palestra (1) Contribuições de Luiz Gama para o Direito brasileiro – Lígia Fonseca Ferreira - YouTube.

A série Podcast Casos Forenses apresenta casos emblemáticos e de grande repercussão do Judiciário paulista, como o Crime da Mala e o Crime do Restaurante Chinês.

Há também podcasts das séries Juridiquês não tem vez e Histórias da Justiça Restaurativa. Ambos estão disponíveis nas principais plataformas agregadoras de podcast, com acessos nas nossas mídias sociais (@tjspoficial) e na página www.tjsp.jus.br/Podcasttjsp.

Conheça o conteúdo produzido e siga o TJSP nas redes sociais:


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP