Memória

Patronato

Banner

O Dia do Patrono das unidades judiciais do Estado de São Paulo foi instituído pela Portaria n.º 9.023/2014 , com fundamento na importância da memória histórica enquanto componente indispensável ao aperfeiçoamento das instituições e considerando o papel pedagógico derivado da recordação da trajetória daqueles que ajudaram a construir o Poder Judiciário e da dimensão do exemplo pessoal como elemento inspirador às presentes e futuras gerações. A iniciativa está inserida na ‘Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante’.

O Dia do Patrono é comemorado na data do natalício da personalidade, que dá nome às edificações pertencentes ao Poder Judiciário do Estado de São Paulo mediante atividades públicas, que envolvem magistrados, servidores, jurisdicionados, estudantes, familiares dos homenageados e sociedade civil.

Para a comemoração (artigo 2º, da Portaria 9.023/2014), são previstas inúmeras atividades, como o resgate e divulgação dos dados biográficos do patrono; palestras, produção de textos acadêmicos ou literários, saraus, rodas de conversa e eventos de curta duração, abertos à participação da sociedade civil organizada, com a finalidade de manter viva a memória histórica da personalidade homenageada. Pode, ainda, ser organizada mostra iconográfica, com livros, documentos e demais objetos, que despertem o interesse histórico em torno da pessoa homenageada e promovidas visitas guiadas de crianças e adolescentes de escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, da comarca.

Para conhecer a relação dos Patronos designados às edificações do Poder Judiciário paulista, clique aqui.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP