SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO

Destaque

Gapri promove palestra sobre Recursos Repetitivos

O Grupo de Apoio ao Direito Privado (Gapri) do Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu no dia 22/08/14 a palestra Precedentes – Recursos Repetitivos no auditório do Gade 9 de Julho, prédio que abriga os gabinetes da Seção. O encontro reuniu magistrados e servidores.          
A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur Marques da Silva Filho, e pelos juízes Olavo de Oliveira Neto (palestrante) e Gilson Delgado Miranda (debatedor).
Oliveira Neto pontuou alguns itens para contextualizar a matéria, abordando precedentes, uniformização de decisões, insegurança jurídica, recursos especiais e extraordinários e as condições de admissibilidade. “O tema é de grande importância porque estamos às vésperas da entrada em vigor do novo Código de Processo Civil, em que haverá destaque na questão relativa aos precedentes judiciais. Precisamos nos adaptar a essa nova sistemática”, afirmou o magistrado. Também abordou a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que cria o Núcleo de Repercussão Geral e Recursos Repetitivos (Nurer) para garantir maior agilidade à tramitação a partir do monitoramento e gerenciamento dos feitos.
Gilson Delgado Miranda destacou algumas modificações envolvendo recursos especiais e extraordinários. “O evento foi pensado exatamente para trazer essas inovações que estão mexendo com a nossa rotina de trabalho no Direito Privado e que têm como divisor de águas a reforma do Poder Judiciário”, concluiu.

Comunicação social TJSP – AG (texto)                  
imprensatj@tjsp.jus.br 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP