Projeto TJconciliandoSP encerra maio com 1125 audiências e 263 acordos no valor de R$ 3.442.304,41
Dando continuidade ao movimento TJconciliandoSP, lançado em 03 de março último com a presença da Ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Segunda Instância e Cidadania – CEJUSC – realizou no mês de maio 1125 sessões conciliatórias, das quais 263 resultaram em acordo (26,72%), somando o valor de R$ 3.442.304,41, com extinção dos recursos e devolução dos autos à Vara de origem.
Após a reestruturação do Setor de Conciliação em segunda instância, com significativo aumento de sua capacidade operacional, o objetivo agora é aumentar os índices de comparecimento (em maio 38,17%), que refletirá no aumento dos acordos.
Nesse sentido, O CEJUSC iniciará nos próximos dias expedição de carta-convite às próprias partes, além da rotineira comunicação aos advogados via imprensa oficial. Tal providência, que por ora só é possível quando os processos estão no Setor, ou quando o solicitante fornece o endereço da parte contrária, em breve será a regra, uma vez que a Secretaria da Tecnologia da Informação (STI) já está tomando providências técnicas que permitirão a inserção do endereço das partes no sistema de automação judiciária (SAJ), já no momento da entrada do recurso no Tribunal.
Outros fatores que sem dúvida refletirão no maior engajamento dos advogados e das partes nos movimentos pela conciliação consistem no fortalecimento do diálogo entre o Tribunal de Justiça e outras instituições públicas e privadas e na edição de cartilha informativa acerca das sessões conciliatórias na segunda instância, esta última já em fase final, para divulgação desse serviço junto à população em geral.
É importante assentar que o Tribunal continuará estimulando os representantes das empresas jurisdicionadas a indicarem processos nos quais entendam possível a solução amigável. No mês de maio participaram do movimento as empresas de telefonia, cujo número de acordos representou 64,64% do total.
O Tribunal de Justiça de São Paulo, sensível aos bons resultados, dará continuidade ao Movimento TJconciliandoSP, trabalhando para vencer os obstáculos, melhorar os resultados e disseminar da cultura de paz na sociedade paulista.
O Presidente do TJ, Desembargador José Roberto Bedran, tem apoiado de maneira decisiva a reestruturação do Centro de Conciliação em Segundo Grau.