TJSP na Mídia: iniciativas do Judiciário paulista repercutem na imprensa
Entrevista com o presidente Fernando Torres Garcia.
Ações do Tribunal de Justiça de São Paulo foram destaque na imprensa nos últimos dias. Entre elas está a reportagem sobre o fluxo das execuções fiscais, no Jornal da Band e no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, com entrevista do presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. Já o portal G1 abordou a assinatura de acordo conjunto para instalação de Pontos de Inclusão Digital no interior do estado.
As matérias do Jornal da Band, veiculada ontem (25), e do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, exibida no último dia 20, ressaltaram iniciativa que aprimora o fluxo das execuções fiscais. Em São Paulo, dos mais de 20 milhões de processos em tramitação, cerca de 12 milhões envolvem cobrança de tributos que não foram pagos e acabaram inscritos no cadastro de dívida ativa, como IPTU, IPVA, ICMS e ISS.
O presidente da Corte bandeirante destacou que muitas dessas ações correm há anos e sem possibilidade de sucesso. “É esse acervo processual, que para São Paulo seria algo em torno de nove a dez milhões de processos, que nós extinguiríamos”, declarou. Ao Jornal da Band, a juíza assessora da Presidência Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro afirmou que o objetivo é “melhorar a tramitação, tratar adequadamente o acervo e trazer uma nova mentalidade para o Poder Público de cobrança adequada da dívida”.
Ontem (25), o G1 repercutiu a assinatura de acordo para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em cidades do interior, assinado pelo TJSP em conjunto com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15). A medida possibilita acesso a serviços como Balcão Virtual e solicitação de certidões.
Na última sexta-feira (21), em entrevista ao jornalista Zacarias Pagnanelli, do Portal Cartão de Visita News, do R7, o desembargador Heraldo de Oliveira falou sobre a Magistratura e as atribuições na Presidência da Seção de Direito Privado. “O Direito Privado tem hoje 190 desembargadores e 45 juízes substitutos em 2º Grau. Uma das funções é administrar a distribuição dos recursos que entram, cerca de 8 mil por semana”, disse. O magistrado também abordou a importância de estar próximo da população. “Nós somos prestadores de serviços da sociedade. Temos de estar sempre atualizados e ter o melhor relacionamento possível.”
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / MS (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: