Solenidade marca posse dos desembargadores Ely Amioka, Eduardo Gesse e Nazir David Milano Filho

Magistrados com mais de 30 anos de carreira.
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo reuniu, nesta quinta-feira (13), muitos magistrados, representantes de instituições, amigos e familiares para a posse solene dos desembargadores Ely Amioka, Eduardo Gesse e Nazir David Milano Filho. A cerimônia ocorreu no Palácio da Justiça, conduzida pelo chefe do Judiciário paulista, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM).
Com mais de três décadas como juízes de carreira, os novos integrantes do Tribunal Pleno chegam ao posto mais alto da Magistratura sucedendo, respectivamente, os desembargadores Berenice Marcondes Cesar, Virgílio de Oliveira Júnior e José Benedito Franco de Godoi, que se aposentaram neste ano.
Coube à desembargadora Marcia Regina Dalla Déa Barone a missão de, em nome do TJSP, dar as boas-vindas aos colegas. “O dia de hoje ficará marcado na vida destes três magistrados, que alcançam o ápice da carreira nesta posse solene, motivo de júbilo pessoal e também dos familiares e amigos”, declarou, antes de destacar a trajetória dos empossados. “Neste ano em que o Tribunal completa 150 anos, temos a honra de receber Ely Amioka, Eduardo Gesse e Nazir David Milano Filho no cargo de desembargador, desejando muitas felicidades e a continuidade de uma carreira brilhante.”
Nazir David Milano Filho relembrou com saudosismo sua posse como juiz, no mesmo Salão do Júri, há 36 anos, e falou da emoção em chegar à esta etapa da vida profissional. “Assumo o cargo ciente do momento de alterações (...), inclusive com a evolução tecnológica e sua consequente adequação social. Porém, uma certeza: os princípios do Direito continuam os mesmos e devem ser sempre respeitados, bem como a Constituição”, declarou o desembargador, que integra a 24ª Câmara de Direito Privado.
É também no Direito Privado, na 28ª Câmara, que o desembargador Eduardo Gesse chega ao 2º Grau. Em seu discurso, ele falou da motivação em continuar no exercício da judicatura após décadas de dedicação. “A força que nos mantém apegados ao trabalho vem da busca constante em tentar resolver os conflitos da maneira mais justa para cada caso. É essa força que me deixa feliz em atingir o último degrau da carreira. Pretendo, humildemente, contribuir para que este Tribunal, observada a sua competência, continue exercendo a difícil função de dar a cada um o que efetivamente lhe pertence.”
Após 34 anos como juíza, Ely Amioka refletiu sobre o papel do magistrado e, agora como desembargadora, reiterou o compromisso com a profissão.  “Ser juiz não é uma função. É uma missão, que deve ser cumprida de forma diferenciada, quer quanto ao modo, quer quanto ao tempo, quer quanto à dedicação. Com as energias renovadas e disposição para novos desafios, reafirmo o compromisso de prosseguir no cumprimento dessa missão”, declarou a magistrada, que integra da 15ª Câmara de Direito Criminal. Assim como os colegas, ela agradeceu familiares e amigos que apoiaram sua jornada.
O presidente Fernando Antonio Torres Garcia encerrou a solenidade enaltecendo a vasta bagagem jurídica que os três desembargadores, amigos de longa data, trazem ao TJSP. “É sempre uma honra para o Tribunal receber novos integrantes. E uma honra redobrada quando vemos chegar ao degrau mais alto da carreira magistrados tão experientes, que passaram por tantas comarcas. Sejam muito bem-vindos", declarou o chefe do Judiciário paulista.
Também prestigiaram a solenidade o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, representando o governador; integrantes do CSM, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); o presidente do TJSP no biênio 2022/2023, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente do TJSP no biênio 2016/2017, desembargador Paulo Dimas Debellis Mascaretti; o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, desembargador militar Enio Luiz Rossetto; o desembargador federal David Diniz Dantas, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região; o desembargador Roberto Maia Filho, representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo; o assessor de Relações Institucionais do Comando Militar do Sudeste, general de Brigada Eduardo Rodrigues Schneider, representando o comandante; o secretário municipal de Justiça de São Paulo, Fernando José da Costa, representando o prefeito; a defensora pública-geral do Estado de São Paulo, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho; os ouvidores do TJSP, desembargadores Afonso de Barros Faro Júnior e Rosangela Maria Telles; o secretário-adjunto de Relações Internacionais da Associação dos Magistrados Brasileiros, desembargador Walter Rocha Barone, representando o presidente; o presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, desembargador Artur Marques da Silva Filho; a presidente do Instituto Paulista de Magistrados, juíza Ana Maria Brugin; a 2ª vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juíza Laura de Mattos Almeida, representando o presidente; o 1º tesoureiro da Associação Paulista do Ministério Público, promotor de Justiça Pedro Eduardo de Camargo, representando o presidente; o conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo Alexandre Luis Mendonça Rollo, representando a presidente; a diretora adjunta da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Luciana Pereira  de Souza, representando o presidente; o reitor do Centro Universitário Toledo Prudente, Sergio Tibiriçá Amaral; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Miguel Elias Daffara;  o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado de Polícia Tiago Antonio Salvador, representando o delegado-geral; além de muitos desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, representantes de instituições civis e militares, amigos e familiares dos empossados e servidores da Justiça. 
 
Trajetórias:
 
Ely Amioka – Nasceu na Capital paulista, em 1959. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1985. Ingressou na Magistratura em 1990, como juíza substituta da 40ª Circunscrição Judiciária, com sede em Ituverava. Também atuou nas comarcas de São Bernardo do Campo, Angatuba, Dracena e São Paulo. Em 2015, foi removida ao cargo de juíza substituta em 2º Grau.
 
Eduardo Gesse – Nasceu em Presidente Prudente (SP), em 1957. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Presidente Prudente, turma de 1983. Ingressou na Magistratura em 1987, como juiz substituto da 27ª Circunscrição Judiciária, com sede em Presidente Prudente. Também atuou nas comarcas de Rancharia e na Capital.
 
Nazir David Milano Filho – Nasceu na cidade de São Paulo, em 1960. Graduou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, turma de 1983. Ingressou na Magistratura em 1988, como juiz substituto da 35ª Circunscrição Judiciária, com sede em Lins. Também atuou nas comarcas de Mogi das Cruzes, Poá e na Capital. Em 2014, foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau.

Mais fotos no Flickr

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS, PS e LC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 
Siga o TJSP nas redes sociais:

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP