Estudantes participam de júris simulados no Palácio da Justiça

Atividades realizadas no Salão do Júri.
 
Nas últimas semanas, o Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu estudantes de Direito das universidades Anhanguera (Campus Vila Mariana) e Zumbi dos Palmares, e da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo, para júris simulados. A atividade põe em prática ensinamentos aprendidos em sala de aula e permite que os alunos treinem a oratória e a argumentação. 
 
Universidade Anhanguera (Campus Vila Mariana) - Na última sexta-feira (7), alunos e professores da instituição, em parceria com integrantes da Ordem dos Advogados de São Paulo – Subseção de Jabaquara/Saúde, simularam o julgamento de mulher pelo homicídio do marido. O juiz do TJSP Leonardo Prazeres da Silva presidiu o Tribunal do Júri, que absolveu a ré. O advogado e professor da universidade Luís Francisco Flora abriu a atividade. “É uma honra repetir o evento que realizamos com sucesso no ano passado. Este é o local mais nobre da Justiça bandeirante”, afirmou. 
Pela OAB SP, participaram a presidente da Subseção de Jabaquara/Saúde, Terezinha Fernandes de Oliveira; o presidente do Tribunal de Ética no biênio 2016/2017, Fernando Freire; o coordenador da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Lauro Pereira de Carvalho; o presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da Subseção, Guilherme Concone; e o organizador do júri simulado, Francisco Lucas Barbosa de Oliveira.
Pela Universidade Anhanguera, participaram o coordenador do curso de Direito, professor Juan Carlos Matarazzo Sanches; a coordenadora Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), professora mestra Maria Cláudia Trajano Marques de Souza Santos; o delegado de Polícia Chefe da Assessoria da Polícia Civil do TJSP e professor da instituição, Tiago Antonio Salvador; e os professores Elton Santos e Edmária Veríssimo. 
 
Universidade Zumbi dos Palmares e Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (Fadisp) - Ontem (12), estudantes das instituições simularam julgamento em processo envolvendo tentativa de homicídio contra catador de materiais recicláveis. A sessão foi presidida pelo advogado e professor da Universidade Zumbi dos Palmares Mário Augusto D’Antônio Pires. O Conselho de Sentença decidiu pela absolvição do réu. 
“É uma grande alegria participar deste evento. Nossa imensa gratidão, em nome dos alunos e de todos os integrantes da direção e coordenação da instituição. Obrigada pela oportunidade, carinho e generosidade no acolhimento”, falou a professora mestra da Universidade Zumbi dos Palmares Gabriela Ianni.
Pela Fadisp, estavam presentes os professores doutores Felipe Nicolau Pimentel Alamino e Felipe Diego Martarelli Fernandes, que encerrou a atividade ressaltando a importância da experiência para os alunos. “Esse aprendizado é único. Estar aqui em um local histórico, que é o Palácio da Justiça, e poder participar desse evento, é enriquecedor”, destacou.
 

Mais fotos no Flickr.  

 

Comunicação Social TJSP – GC e IM (texto) / LC e AL (fotos)
  
Siga o TJSP nas redes sociais:
 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP