SAS investe na prevenção da saúde da mulher

         Aproximadamente 130 servidoras do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo participaram na manhã de hoje (17) do Programa Saúde da Mulher, promovido pela Secretaria da Área da Saúde do TJSP (SAS). A SAS objetiva despertar na consciência feminina a importância do cuidado com a saúde e a necessidade de controle, diagnóstico precoce e tratamento de diversas doenças. 
        A secretária da Área da Saúde Mariângela Maluf Lagoa, tratada carinhosamente por Maica, não esconde a satisfação para com os resultados. “Neste ano o programa saúde da mulher foi aprimorado, terá começo, meio e fim e será bem mais completo que nos anos anteriores.”
        “Quando a mulher fica mais atenta, tudo o que poderia ser muito grave, fica muito mais simples”, disse o doutor em obstetrícia e ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do serviço de ginecologia, obstetrícia e mastologia do Hospital Santa Catarina, Waldemir Washington de Rezende. O médico falou da importância dos cuidados preventivos com a saúde e dos métodos de diagnósticos para detectar os casos precoces, bem como o tratamento adequado. 
        Rezende explicou o desenvolvimento da mama e as modificações celulares que geram mutações no núcleo da célula, o que acaba se transformando em câncer. De forma didática, mostrou a organização dos tecidos mamários e afirmou que 80% das alterações dos exames físicos são benignos. "Não seja dominada pela imaginação, pois a sensibilidade dolorosa intensa piora na fase pré-menstrual e afeta mais de 70% das mulheres." Ele declarou que a dor está presente em apenas 10% dos casos de câncer.
        O ginecologista citou o grupo de risco: mulheres idosas, menarca precoce, gravidez tardia, menopausa tardia, fatores biológicos, socioeconômicos, antecedentes familiares, além do estilo de vida das mulheres e completou com um apelo as participantes. “Não desperdicem a oportunidade de fazer o exame e não menosprezem qualquer sintoma. Após os 50 anos, a mulher deve fazer a mamografia anualmente.” Outros detalhes importantes são os hábitos alimentares saudáveis, a prática de exercícios físicos, do autoexame mensal e a mamografia.
        Quando o espaço foi aberto para perguntas, o médico esclareceu várias dúvidas das participantes. Para completar as informações, a equipe de enfermagem procedeu à medição de peso, altura, circunferência abdominal e pressão arterial das mulheres presentes. Ao término, as servidoras agendaram horário para a realização de exames de sangue para a verificação de eventuais doenças. Os exames serão colhidos no próprio TJSP, pelo laboratório Lavoisier, nos dias 24 e 25 de março, no fórum João Mendes Júnior, sala 2026. As interessadas devem comparecer com a carteira do Iamspe em mãos.
        As participantes já preencheram um questionário individual para a detecção de fatores de risco e problemas de saúde por meio do histórico médico individual e familiar, queixas físicas, estilos de vida e problemas relacionados à sexualidade. Caso seja detectado qualquer problema de saúde, o tratamento e acompanhamento clínico podem ser realizados nos ambulatórios médicos do TJSP. Se a servidora não tiver realizado exames recentes, outros exames como papanicolau, mamografia e ultrassonografia podem ser solicitados.
        No final, kits com material informativo sobre a prevenção de câncer foram distribuídos às participantes. A palestra contou com a presença da diretora de Assistência de Promoção à Saúde, Márcia Regina Ribeiro e dos médicos do TJSP, Frederico Marchisotti, Valter Sales e Geraldo Danzi e do dentista Marcelo Angotti. 

        
        Confira a programação dos próximos dias:

        18 de março

        10h às 11h - Reposição hormonal: fazer ou não fazer?

        Palestrante: Lucrécia Regina Gomes Romeu (médica), doutora em Ciências da Saúde pela Unifesp (Ginecologia);

        11h15 - medição da pressão arterial, circunferência abdominal, peso e altura;
        - agendamento do horário para realização dos exames de sangue;

        Local: Auditório do Gade 23 de Maio – Prédio do Direito Privado

        Rua Conde de Sarzedas, nº 38 - Térreo - Centro - São Paulo


        24 e 25 de março 

        Coleta de sangue para os exames, de acordo com o horário agendado no dia da palestra.

        Local: Fórum João Mendes Júnior, 20º andar, sala 2032.

        Assessoria de Imprensa TJSP – SO (texto) / LV (foto) 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP