TJSP participa da posse de novo comandante militar do Sudeste
O desembargador Marco Antonio Marques da Silva, integrante da Comissão de Imprensa e Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, representou hoje (16) o presidente do TJSP, desembargador José Roberto Bedran, na solenidade de transmissão do cargo de Comandante Militar do Sudeste (CMSE).
O general de divisão Adhemar da Costa Machado Filho assumiu o cargo, substituindo o general de Exército João Carlos Vilela Morgero, que agora assume a chefia de Preparo e Emprego do Ministério da Defesa em Brasília. Presente à solenidade, o comandante do Exército Brasileiro, general Enzo Martins Peri, destacou a trajetória militar, atividades desenvolvidas e as proveitosas parcerias realizadas pelo general Vilela, sempre vitoriosas. “Seu semblante sereno é de um soldado que cumpriu sua missão. Louvo seu excelente trabalho e desejo-lhe sucesso permanente”, concluiu. Agradecendo as palavras de Peri, o general Vilela afirmou ter sido um honroso e agradável desafio. Lembrou as ações realizadas pelo Exército e todos os treinamentos sob seu comando.
O comandante Adhemar chefiou o Centro de Comunicação Social do Exército, modernizou o serviço e criou canais facilitadores do trabalho dos jornalistas. Segundo ele, seu primeiro trabalho no cargo será treinar um grupo de militares que fará parte da missão humanitária encabeçada pelo governo brasileiro no Haiti. “Os oficiais do Exército devem embarcar para o país em agosto deste ano”, afirmou. Prestigiando a mudança de comando, o desembargador Marco Antonio Marques da Silva comentou a brilhante trajetória do novo comandante. “Além de sua formação militar altamente especializada, esse paulista de Caçapava é um verdadeiro humanista e tem ótimo relacionamento com diversas instituições da sociedade, em especial com o Poder Judiciário.”
Também estiveram presentes, entre outras autoridades, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o secretário de Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo; o diretor executivo nacional de Relações Institucionais da Rede Record, Zacarias Pagnanelli; o secretário-chefe da Casa Militar do Gabinete do Governador de SP, coronel PM Admir Gervásio Moreira; o comandante de Operações Terrestres, general do Exército Antonio Gabriel Esper e os deputados estaduais Antonio Salim Curiati e Fernando Capez.
Currículo - O general Adhemar nasceu em agosto de 1950, em Caçapava, interior de São Paulo. Incorporou-se às fileiras do Exército em março de 1970, na Academia Militar das Agulhas Negras e foi declarado aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em dezembro de 1973. Foi instrutor da Academia Militar de Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Das condecorações, foi agraciado com a Medalha Militar de Ouro, a Medalha do Pacificador, Ordem de Mérito Militar no Grau de Comendador, Medalha das Nações Unidas (Unavem III) e o Distintivo de Comando Dourado.
Assessoria de Imprensa TJSP – AG (texto) / AC (fotos)