Palácio da Justiça recebe estudantes da Universidade Anhanguera para sessão de julgamento simulado

Vivência na prática jurídica.  

 

O Palácio de Justiça recebeu, ontem (15), estudantes de Direito da Universidade Anhanguera – Unidade Vila Mariana, em parceria com a Ordem dos Advogados de São Paulo -116ª Subseção (Jabaquara/Saúde), para julgamento em segunda instância simulado. A atividade é uma oportunidade para alunos vivenciarem e aplicarem o que é ensinado em sala de aula. 

O julgamento abordou caso real de homicídio qualificado ocorrido em São Paulo em que o réu foi condenado pelo Tribunal do Júri a 14 anos de reclusão. Os estudantes fizeram sustentações orais representando a defesa e o Ministério Público. Na sequência, a turma julgadora, composta pelos magistrados Ivana David, Fernando Geraldo Simão e Klaus Marouelli Arroyo, votou o recurso.  

“Para nós sempre é uma honra participar de eventos como esse. Aqui somos magistrados, mas também temos a função de professores. Além, é claro, da oportunidade de aprender”, declarou a desembargadora Ivana David, que atuou como presidente da sessão. O desembargador Fernando Simão parabenizou a atuação dos alunos. “A ideia deste evento é servir de aprendizado. Todos foram muito bem”, comentou. “Fica a sugestão de aprofundamento nos termos usados e mais simulações como essa. Isso só tem a contribuir para a evolução na carreira futura”, concluiu o juiz substituto em 2º Grau Klaus Arroyo. 

A coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Anhanguera, professora mestra Maria Cláudia Trajano, exaltou os estudantes que participaram da iniciativa. “Estou muito feliz pela coragem de todos vocês, inclusive dos alunos que cursam o primeiro semestre da faculdade.” Idealizador do evento, o advogado Luís Francisco Flora agradeceu ao Tribunal de Justiça de São Paulo pela oportunidade. Comparecer a este simulado é uma chance ímpar, pois a prática do direito é essencial na formação de todos”.

Também participaram o presidente das Comissões de Acadêmicos e da Jovem Advocacia da OAB-SP, Francisco Lucas Barbosa; o chefe da Assessoria da Polícia Civil do Tribunal de Justiça de São Paulo e professor da instituição, delegado Tiago Antonio Salvador; e a professora Ravena Ferreira.  

Assim como as visitas monitoradas, as sessões de julgamento simuladas no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendadas pela Diretoria de Relações Institucionais, pelo telefone (11) 4802-9215.  

 

Mais fotos no Flickr. 

  

Comunicação Social TJSP – RL (texto) / LC (fotos) 

  

Siga o TJSP nas redes sociais: 

  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP