Juízes assessores também estavam presentes.
O Tribunal de Justiça de São Paulo promove, periódica e gratuitamente, visitas ao Palácio da Justiça e ao Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu do TJSP, oportunidade em que o público pode conhecer mais sobre o patrimônio histórico e cultural do maior tribunal do país. Nesta sexta-feira (26), o TJSP recebeu desembargadores do Conselho Superior da Magistratura e familiares, liderados pelo presidente Fernando Antonio Torres Garcia, para visita guiada ao Palácio da Justiça. Também estavam presentes o vice-presidente, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho; e juízes assessores do CSM.
O grupo percorreu o prédio que abriga a sede do Judiciário paulista e passou por espaços icônicos do edifício – tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) em 1981 – como o Salão do Júri, o Salão dos Passos Perdidos, o Espaço Cultural Poeta Paulo Bonfim, a Sala Advogado José Adriano Marrey Júnior (Biblioteca) e o Salão Nobre Ministro Costa Manso (Plenária). Os locais, embora já conhecidos pelos magistrados, foram apresentados a partir de um olhar histórico, arquitetônico e cultural.
Após a visita monitorada ao Palácio da Justiça, os integrantes do CSM foram até o Museu do Tribunal de Justiça, localizado na Rua Conde de Sarzedas, também aberto à visitação pública durante todos os dias úteis. Em 2001 foi aberto o processo de tombamento e, por meio da Resolução nº 15/02, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp – tombou a edificação conhecida como Palacete Conde de Sarzedas.
Visitas monitoradas - Quem deseja conhecer mais sobre a história do Tribunal de Justiça de São Paulo, que completou 150 anos, e seu vasto acervo cultural, pode participar de visitas virtuais ou presenciais gratuitas. Os agendamentos são feitos pelo site. Os tours ao Palácio da Justiça ocorrem de segunda a sexta-feira, às 14 horas (presencial) ou às 15 horas (virtual). Já as visitas ao Palacete Conde de Sarzedas acontecem de segunda a sexta-feira, às 13 e 16 horas (presencial) ou às 11 e 14 horas (virtual). O Museu fica aberto para visitação do público de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: