Presidente e corregedor prestigiam etapa de exames orais do 190º Concurso de Ingresso na Magistratura
153 candidatos serão avaliados até junho.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, participaram, hoje (5), da abertura do quarto dia de exames orais do 190º Concurso de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura de São Paulo. Em sessão pública, realizada no Fórum João Mendes Júnior, mais quatro candidatos foram arguidos pela Comissão Examinadora, composta pela presidente da banca, desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, e pelos desembargadores Gilson Delgado Miranda (Direito Privado), Luís Paulo Aliende Ribeiro (Direito Público) e Reinaldo Cintra Torres de Carvalho (Direito Criminal); além da representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Fernanda Tartuce Silva, e do representante do Ministério Público, Sérgio Turra Sobrane.
O presidente Fernando Antonio Torres Garcia ressaltou a alegria em receber os candidatos e falou das responsabilidades do cargo. “Precisamos de juízes dedicados, laboriosos e com verdadeira devoção e convicção sobre o que vão fazer. A responsabilidade de quem está deste lado da bancada é muito grande, porque temos que trazer o que há de melhor para o Tribunal, e os senhores, hoje, são considerados os melhores, pois chegaram até aqui", disse.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, desejou sorte aos participantes. “Fiquem tranquilos, a função da banca examinadora é aferir o que vocês já sabem. Tenho um desejo imenso de que todos vocês ingressem na carreira”, destacou. Antes do sorteio para definição da ordem de arguição, a presidente da comissão, desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, deu as boas-vindas aos presentes. “É uma honra receber o presidente e o corregedor-geral nesta etapa de exames orais. Digo aos candidatos que espero que estejam muito motivados, porque não há dúvidas de que estão bem preparados por terem chegado até aqui”, afirmou.
Também acompanharam os exames os juízes assessores da CGJ Maria Rita Rebello Pinho Dias, Maria Isabel Romero Rodrigues Henriques e Ricardo Felício Scaff; as secretárias Rosana Barreira (Secretaria da Magistratura/Sema) e Ana Cláudia de Oliveira Lopes (Orçamento e Finanças/SOF), além do público que acompanhou às arguições.
Até o dia 13 de junho, 153 candidatos passarão pela avaliação da Comissão Examinadora, que vão aferir o domínio do conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo. Durante a prova oral, cada participante dispõe de até 15 minutos para falar sobre o tema proposto por cada um dos integrantes da comissão, relacionado a diversas áreas do Direito. Iniciada em abril do ano passado, a primeira fase do concurso contou com 15.942 inscritos, dos quais 1.796 foram habilitados para a etapa discursiva, seguida das fases de sindicância de vida pregressa, de exames de sanidade física e mental e de avaliação psicológica. Após a conclusão dos exames orais, acontece a avaliação de títulos, última do certame.
Comunicação Social TJSP – FS (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: