Magistrados paulistas são homenageados com a Medalha do Centenário do Corpo de Bombeiros
Mais alta condecoração da instituição.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, foram agraciados, ontem (4), com a Medalha do Centenário do Corpo de Bombeiros, a mais alta condecoração da instituição. A cerimônia, realizada no Memorial da América Latina, marcou a celebração dos 144 anos da corporação e foi conduzida pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel PM Nilton Cesar Zacarias Pereira, na presença de representantes dos três Poderes e de instituições civis e militares.
Instituída pelo Decreto Estadual n° 14.730/80, a medalha condecora personalidades civis e militares e instituições que prestaram relevantes serviços e contribuíram com a história da corporação. “Momento singular para homenagear nossos abnegados bombeiros e inestimáveis personalidades que propiciam a constante melhoria de nossos serviços, voltados à nobre missão de preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio”, afirmou o comandante-geral. Foram mais de 50 homenageados, entre eles o juiz da 2ª Vara Criminal de Jales e diretor do fórum da Comarca, Alexandre Yuri Kiataqui.
Após o rito simbólico de continência ao Pavilhão Nacional e uma breve homenagem ao capitão PM Augusto Carlos Cassaniga, bombeiro que atuou no combate ao incêndio do edifício Joelma, ocorrido há 50 anos, e um dos responsáveis por salvar a vida de Wagner Borelli – ambos presentes na cerimônia –, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Cássio Araújo de Freitas, destacou qualidades presentes em todos agraciados. “Meu muito obrigado e meus parabéns a esta instituição que consegue agregar tantos homens e mulheres com idealismo, coragem e empatia, que fazem tudo o que é possível para salvar vidas".
O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, cumprimentou todos os homenageados e fez especial menção ao presidente do TJSP e ao corregedor-geral pelos esforços na cooperação entre a Corte e a SSP. Por fim, exaltou o trabalho desempenhado pelos bombeiros. “Tudo aquilo que qualquer instituição pública fizer pelo Corpo de Bombeiros será muito pouco perto de tudo o que os senhores sempre fizeram e continuarão fazendo pela sociedade”, declarou.
Também prestigiaram a solenidade os deputados estaduais Lucas Bove, Capitão Telhada e Carlos Cezar da Silva; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Cardinale Branco; o secretário-executivo de Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves; o general de Brigada Eduardo Rodrigues, representando o Comando Militar do Sudeste; o delegado-geral da Policia Civil, Artur José Dian; o subcomandante da Polícia Militar, coronel PM José Augusto Coutinho; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Miguel Elias Daffara; o vereador Major Palumbo; o presidente da Fundação Memorial da América Latina, Pedro Mastrobuono; além de representantes de instituições civis e militares, familiares e amigos dos agraciados.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: