Sistema Eletrônico dos Registros Públicos inicia funcionamento
Versão disponibilizada ao Poder Judiciário.
A versão voltada ao Poder Judiciário do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp) começou a funcionar nesta semana. O Serp-Jud centraliza os serviços prestados pelos operadores nacionais dos registros públicos. Por meio da plataforma unificada, é possível aos tribunais acessar, nos ofícios de registros públicos, as funções eletrônicas de busca, pedido de certidões, mandados judiciais e histórico de pedidos.
O Serp-Jud pode ser acessado pela Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) ou pelo site https://serph.registros.org.br/ que aceita, como meio de autenticação, o certificado digital ICP-Brasil e o Sistema de Autenticação Eletrônica do Registro Civil (IdRC), além do serviço da PDPJ.
Implantado pela Lei nº 14.382/22, o Serp foi concebido para modernizar e simplificar os serviços registrais em todo o país, que poderão ser utilizados por meio de um único caminho, não sendo necessário ao cidadão acessar diversos locais diferentes para fazer suas solicitações. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos próximos meses, serão incluídos na plataforma serviços atualmente disponibilizados na Central de Informações do Registro Civil das Pessoas Naturais (CRC-JUD), no Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (Saec), na Central Nacional de Indisponibilidade Bens, no sistema Penhora Online e na Central IRTDPJ-Brasil. Todos seguem funcionando em seus respectivos sites até que sejam totalmente integrados pela Serp.
Dúvidas podem ser enviadas para os canais de atendimento do Operador Nacional do Serp (suporte@registros.org.br e contato@onserp.org.br) e do CNJ (sistemasnacionais@cnj.jus.br).
*Com informações do CNJ
Comunicação Social TJSP – FS (texto) / Serp (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: