Judiciário paulista participa de visita institucional do ministro Alexandre de Moraes à USP
Interlocução entre Judiciário e comunidade médica.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, participou, hoje (5), de visita institucional do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Alexandre de Moraes, à sede da Faculdade de Medicina da instituição. A solenidade foi conduzida pela diretora da Faculdade de Medicina, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, com a presença virtual dos ex-ministros do STF Ricardo Lewandowski, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, e Ayres Britto e do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Dias de Moura Ribeiro.
Em seu discurso, o presidente Fernando Torres Garcia destacou o currículo de Alexandre de Moraes e salientou a formação de ambos na Faculdade de Direito da USP. “Ocupou pastas importantíssimas no Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo. Essa passagem pelo Poder Executivo faz do ministro uma da figura com vasta experiência na judicatura da nossa Suprema Corte”, declarou. O presidente aproveitou a oportunidade para agradecer a presença do homenageado na cerimônia de posse solene do Conselho Superior da Magistratura (CSM) e da diretoria da Escola Paulista de Magistratura (EPM), realizada no Palácio da Justiça, no último dia 2.
O ministro Alexandre de Moraes discorreu sobre democracia, fake news e plataformas digitais. “As redes sociais funcionam com amor e ódio, com a razão substituída pela emoção. Esse mecanismo é muito perigoso para as questões democráticas e é necessário que as grandes plataformas tenham responsabilidade. A inteligência artificial é ótima, mas criticamos seu mau uso”, declarou o magistrado.
Ao encerrar o evento, a diretora Eloisa Bonfá falou sobre assuntos relevantes da saúde e reforçou a importância do trabalho conjunto entre as áreas. “Temos bons exemplos de trabalhos com o Poder Judiciário, como o Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NAT-Jus), que nos mostra como a parceria da Academia com o Judiciário é promissora. Desde 2016, o NAT-Jus e o NAT-Jus Nacional fizeram, juntos, mais de 100 mil notas técnicas que ajudaram a embasar decisões judiciais”, disse a anfitriã.
Também compuseram o dispositivo de honra e fizeram uso da palavra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes; o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), conselheiro Renato Martins Costa; o presidente eleito do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Luis Carlos Hiroki Muta, representando o TRF-3; a procuradora-geral de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra; e o defensor público-geral de São Paulo, Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior.
Prestigiaram a solenidade a procuradora da República Maria Cristiana Ziouva; as desembargadoras do TJSP Maria Lia Pinto Porto Corona e Christine Santini; o diretor-presidente da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), Arnaldo Hossepian Junior; o superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), Antonio José Rodrigues Pereira; o diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês, Fernando Ganem; o decano do Órgão Especial do Colégio de Procuradores do Ministério Público de São Paulo, procurador de Justiça Pedro Franco de Campos; o diretor da Faculdade de Direito da USP, Celso Fernandes Campilongo; o diretor do Instituto Butantan, Esper Georges Kallás; a promotora de Justiça Flávia Cristina Merlini; o corregedor eleito do TRF-3, desembargador federal Nelton dos Santos; integrantes do Judiciário, médicos, professores, funcionários, estudantes e convidados.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp