Desembargador José Benedito Franco de Godoi é homenageado antes da aposentadoria

Despedida na 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial. 
 
O desembargador José Benedito Franco de Godoi recebeu homenagens, hoje (31), em sua última sessão de julgamento na 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial. O magistrado, que se aposenta nos próximos dias após 47 anos de dedicação à Magistratura, recebeu os cumprimentos de colegas e familiares em solenidade conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura. 
O presidente da Corte paulista destacou o profissionalismo do homenageado e falou sobre a amizade de quatro décadas. “São quase 48 anos de excelentes serviços prestados ao Poder Judiciário e Vossa Excelência deixa a toga da maneira que a recebeu: incorrupta. Sua vida foi dedicada à Magistratura e ao povo de São Paulo”, declarou o desembargador Fernando Torres Garcia. 
Todos os colegas da 1ª Câmara Reservado de Direito Empresarial expressaram a afeição por J. B. Franco de Godoi. “Tivemos uma frutífera conivência, com seus votos magníficos e divergências memoráveis, que são próprias da matéria", falou o presidente do colegiado, desembargador Cesar Ciampolini Neto. “Foi uma brilhante carreira, com mais de 50 mil votos proferidos nos mais de 30 anos na 2ª instância”, disse o desembargador Alexandre Alves Lazzarini.  
O desembargador Marcelo Fortes Barbosa Filho teceu elogios ao colega. “Nesses anos de convivência, tive um aprendizado profícuo. Desejo que continue se dedicando à vida e à família”, afirmou. Para o desembargador Eduardo Azuma Nishi, José Benedito Franco de Godoi “não apenas contribuiu com sua vasta expertise jurídica, mas deixou uma marca indelével através de seu caráter”.  
Completando as homenagens da 1ª Câmara de Direito Empresarial, o juiz substituto em 2º grau João Batista de Mello Paula Lima declarou: “Testemunhei a precisão e a qualidade na redação de seus votos e nas relevantes discussões”. 
Após, a procuradora de Justiça Maria Cristina Pera João Moreira Viegas falou em nome do Ministério Público de São Paulo. “A quantidade de pessoas aqui presentes é prova do respeito, carinho e admiração que Vossa Excelência alcançou ao longo da carreira”, disse.   
Em nome da 23ª Câmara de Direito Privado, onde o homenageado atuou antes de compor a 1ª Câmara de Direito Empresarial, o desembargador José Marcos Marrone expressou os votos de uma feliz aposentadoria. “Cabe ao Tribunal enaltecer o desembargador J. B. Franco de Godoi, que abrilhantou as Câmaras em que atuou. Desejamos que tenha sucesso na nova empreitada.” 
Com a palavra, o desembargador José Benedito Franco de Godoi agradeceu o carinho dos amigos, a contribuição dos servidores e o apoio da família. “Sempre mantive convivência harmônica nas Câmaras pelas quais passei. Com cada um dos colegas tive um relacionamento sincero e guardo somente alegrias. Pretendo dar sequência a uma série de estudos e ser feliz ao lado dos meus familiares”, falou o magistrado, que finalizou o discurso com uma citação do filósofo Marco Túlio Cícero: “Tirar a amizade da vida é tirar o Sol do universo”. 
Também prestigiaram a solenidade os integrantes do CSM, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); os familiares Tânia Cristina Grosso Franco de Godoi (esposa), José Maria Franco de Godoi Neto (filho), Daniela Grosso Gabrielli (enteada) e Gabriel José Batista Franco de Godoy (sobrinho); os servidores do gabinete do magistrado, Iris Bianchi, Rafael Januzzi, Vanessa Ono, Regiane Gouveia, Gustavo Araujo, Bruno Uzilin e Ricardo Sestrem; a ex-servidora Silvana Casseb Abrao; demais magistrados, servidores, advogados, amigos e convidados. 
Em dezembro de 2023, o magistrado recebeu as saudações dos colegas do Grupo Reservado de Direito Empresarial. Ao longo da sessão, integrantes da 1ª e 2ª Câmaras Reservadas de Direito Empresarial se despediram e desejaram sucesso na nova trajetória. Na ocasião, o desembargador José Benedito Franco de Godoi falou sobre o entusiasmo que a atuação na área empresarial proporcionou. “Fiquei deslumbrado com a matéria, que exigiu muito de mim. Adquiri novos livros, obtive conhecimentos e parti para essa nova etapa da minha vida profissional, que me trouxe alegrias e preocupações com outros aspectos da prestação jurisdicional”. 
Na ocasião, estiveram presentes o atual diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Gilson Delgado Miranda, os desembargadores Paulo Roberto Grava Brazil, Ricardo José Negrão Nogueira, Natan Zelinschi de Arruda, Sérgio Seiji Shimura, Cesar Ciampolini Neto, Alexandre Alves Lazzarini, Mauricio Pessoa, Eduardo Azuma Nishi e Marcelo Fortes Barbosa Filho, o juiz substituto em 2º grau Jorge Tosta e o procurador de Justiça Otávio Joaquim Rodrigues Filho. 
 
José Benedito Franco de Godoi - nasceu em Socorro (SP), em 1949. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1973. Ingressou na Magistratura em 1976, nomeado juiz substituto da 48ª Circunscrição Judiciária, com sede em Guaratinguetá. Judicou também nas comarcas de Palmeira D’Oeste, Dracena, Franco da Rocha, São Bernardo do Campo e na Capital. Foi removido a juiz substituto em 2º grau em 1992. Atuou como juiz corregedor assessor da Presidência em 1994 e no 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo em 1995. Foi promovido a desembargador em 2005. 
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP