Exposição resgata memória da Justiça de Barueri
O Coordenadoria de Cerimonial, Relações Públicas e Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com o Fórum de Barueri, inaugura na próxima terça (8), às 17 horas, no Fórum da cidade (Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 110 – Jardim dos Camargos), a exposição Criação e Evolução da Comarca Barueri. A mostra contará um pouco da fundação e evolução do município, que se tornou comarca em 1964.
Ao todo, serão treze painéis, além de móveis antigos, documentos e objetos que contam a história da cidade e abordam temas curiosos, como a origem do nome “Baruery”, que tem três diferentes versões. Um dos painéis mostra como foi a fundação da cidade, incluindo a construção no século XVII da primeira igreja, a “Nossa Senhora da Escada” (foto).
A exposição é resultado do trabalho da juíza diretora do fórum, Leonete Maria da Silva, e do coordenador do museu do TJSP, desembargador Alexandre Moreira Germano, que obtiveram junto à presidência do Tribunal autorização para criação de um memorial histórico da comarca.
“Acho interessante que o Judiciário de Barueri resgate a sua história. Muitas vezes deixamos o passado de lado, entregues ao trabalho do dia a dia e a exposição também é um modo de aproximar a população da Justiça, porque o público terá a oportunidade de conhecer um pouco mais o nosso trabalho”, afirma Leonete.
A exposição é gratuita e pode ser visitada das 12h30 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.
Assessoria de Imprensa TJSP – CA (texto) / foto (acervo exposição)