#ReciclaTJ: Comarca de Assis cria espaço para coleta de materiais recicláveis

 Mais de 85 quilos recolhidos durante o ano.

 
Após ser destaque da campanha #ReciclaTJ no mês de junho, a Comarca de Assis criou espaço exclusivo para coleta de materiais recicláveis no Fórum Dr. José Claudino de Oliveira Dias. O ambiente conta com lixeiras separadas – papel, plástico, vidro, metal, instrumentos de escrita, esponjas, pilhas e baterias e embalagens de remédio – e cartazes informativos sobre sustentabilidade e reciclagem. As melhorias representam a grande adesão e participação do fórum à campanha, que fechou 2023 com arrecadação de 16 quilos de esponjas e 70 quilos de materiais de escrita.   
Ao longo do ano, além da participação de servidores e prestadores de serviço, Assis firmou parcerias para aumentar o alcance da campanha, uma delas com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), que reúne 46 municípios em ações focadas no desenvolvimento e integração regional. A sede da CIVAP, que fica em Assis, tornou-se mais um ponto de coleta. Também aderiram à campanha dois supermercados, escolas municipais e um condomínio residencial.   
A juíza diretora do fórum, Mônica Tucunduva Spera Manfio, destacou os benefícios campanha. “É uma iniciativa muito importante de conscientização e responsabilidade social com o meio ambiente, porque ensina e incentiva as pessoas a contribuírem com a reciclagem de resíduos da forma correta, além de ajudar, com os valores arrecadados, instituições necessitadas. No caso de Assis, a destinação será o Fundo Municipal do Idoso”, explicou a magistrada.   
 
#ReciclaTJ
Com pontos de coleta em todos os prédios da Justiça estadual paulista, a campanha contribui para a conscientização e destinação adequada de materiais que levam anos para se decompor quando descartados em aterros convencionais. 
Qualquer pessoa pode participar. Para isso, basta se dirigir ao fórum mais próximo e entregar os materiais coletados pela iniciativa. São aceitos: esponjas sintéticas, lápis grafite e colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes e marcadores de quadro branco, bem como as respectivas embalagens desses materiais.
Após coleta no Judiciário paulista, os produtos passam por um projeto de logística reversa da empresa Terracycle, em parceria com a Faber Castell e a Scotch Brite, para serem transformados em pellets, matéria-prima utilizada para a confecção de objetos como bancos e lixeiras. A campanha traz benefícios não só ao meio ambiente, mas à coletividade.  Consulte o endereço do local mais próximo aqui.
A iniciativa está inserida no projeto de aprimoramento da gestão de resíduos sólidos e visa dar cumprimento à Meta 8.1 do Plano de Logística Sustentável do TJSP 2021/2026, à Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

 

Comunicação Social TJSP – FS (texto) / Divulgação (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:

  www.linkedin.com/company/tjesp

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP