Órgão Especial realiza última sessão de 2023
Homenagens ao presidente Ricardo Anafe.
Os integrantes do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo realizaram, ontem (13), a última sessão de julgamento do ano, que coincidiu com a última sessão presidida pelo desembargador Ricardo Mair Anafe ao encerramento do biênio 2022/2023. Composto por 25 desembargadores – presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça como integrantes natos, pelos por antiguidade e pelos eleitos – o OE realizou, em 2023, 38 sessões de julgamento com 2170 processos jurisdicionais e 258 processos administrativos.
No decorrer dos trabalhos da sessão administrativa, o presidente Ricardo Mair Anafe apresentou aos integrantes do OE o Relatório de Gestão de 2023 e foi homenageado, ao final da sessão, com palavras de reconhecimento voltadas a ele e aos demais integrantes do Conselho Superior da Magistratura. Ricardo Mair Anafe compõe o colegiado desde 2016, eleito e reeleito, depois como corregedor-geral da Justiça e nos dois últimos anos como presidente do Tribunal. Em suas palavras “foram oito anos de aprendizado. Em nome de todos que por aqui passaram e que muito me ensinaram quero agradecer. São 25 desembargadores, adoro a matéria e os pensamentos divergentes. Aqui se aprende sempre”, disse ele salientando, também, os agradecimentos ao Ministério Público, aos advogados e aos servidores nas pessoas das secretárias Rosana Barreira (Secretaria da Magistratura e secretária executiva da Presidência) e Suliene Calefe dos Santos Chiconelli (Secretaria Judiciária), bem como aos juízes assessores da Presidência e aos servidores do Gabinete.
Palavras como capacidade, sabedoria, conhecimento, cultura, praticidade, honradez, inteligência ímpar, brilhantismo, competência, amor à instituição e à magistratura foram citadas nas saudações que podem ser conferidas nos minutos finais da sessão. O procurador de Justiça Wallace Paiva Martins Júnior falou em nome pessoal, já que na sessão da semana anterior o procurador-geral de Justiça, Mário Sarrubbo, o fez em nome do Ministério Público. “Quero agradecer pela acolhida que aqui recebemos e a fidalguia com a qual os magistrados nos tratam.”
Durante todo o período em que o colegiado esteve sob sua presidência, o desembargador Ricardo Mair Anafe ouviu do colega Gastão Toledo de Campos Mello Filho a repetição de um agradecimento. Desta vez não foi diferente: “quero reiterar meu apreço pela célere e serena condução dos trabalhos”.
Na última sessão do ano do OE estavam presentes os desembargadores Gomes Varjão (em substituição a Vianna Cotrim), Melo Bueno (em substituição a Aroldi Viotti), Figueiredo Gonçalves (em substituição a Francisco Casconi), Carlos Monnerat, Nuevo Campos, Silvia Rocha, Tasso Duarte de Melo, Marcia Dalla Déa Barone, Jarbas Gomes, Décio Notarangeli, Luís Fernando Nishi, Luciana Bresciani, Costabile e Solineme, Ricardo Dip, Matheus Fontes, Fábio Gouvêa, Campos Mello, Ademir Benedito, Vico Mañas, Evaristo dos Santos, Damião Cogan, Xavier de Aquino, Fernando Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), Guilherme G. Strenger (vice-presidente) e Ricardo Anafe (presidente). Pelo Ministério Público participou o procurador de Justiça Wallace Paiva Martins Júnior. Também participaram da sessão as secretárias Rosana Barreira (Secretaria da Magistratura/Sema) e Suliene Calefe dos Santos Chiconelli (Secretaria Judiciária/SJ).