Desembargador Francisco Antonio Casconi é homenageado em última sessão antes da aposentadoria

Mais de 47 anos dedicados à Magistratura. 
 
O desembargador Francisco Antonio Casconi foi homenageado, hoje (12), em sua última sessão de julgamento na 31ª Câmara de Direito Privado. O magistrado, que se aposenta nos próximos dias após mais de 47 anos de judicatura, foi saudado por colegas e familiares em solenidade conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura. 
Os integrantes da 31ª Câmara iniciaram os cumprimentos destacando a convivência harmoniosa com o homenageado. “Todos nós tivemos o privilégio de aprender com esse homem afável, firme e com princípios éticos e morais elevados”, declarou o presidente do colegiado, desembargador Paulo Celso Ayrosa Monteiro de Andrade. “Nos conhecemos no ambiente acadêmico e desenvolvemos uma boa amizade. Desejo que seja muito feliz nessa nova jornada”, disse a desembargadora Rosangela Maria Telles. “Sou testemunha da seriedade, dedicação e sabedoria como juiz e ser humano”, afirmou o desembargador Antonio Rigolin.  
O presidente da Seção de Direito Privado e vice-presidente eleito para o biênio 2024/2025, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, citou a excelência dos votos do colega e se despediu. “Tive o prazer de conviver com o desembargador Francisco Casconi por quatro anos no Órgão Especial e minha palavra hoje é para externar todo meu carinho e respeito.” 
O filho do homenageado, advogado Gustavo Casconi, falou com admiração sobre a carreira do pai e expressou orgulho em nome de toda a família. “Chegou a hora de colocar a toga de lado e descansar, com a certeza de que cumpriu sua missão de forma ética, digna, honrosa e irretocável”. 
O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Anafe, enalteceu a colaboração do magistrado para a jurisprudência do Judiciário paulista e dos tribunais brasileiros. “O desembargador Francisco Casconi é um dos grandes responsáveis pela manutenção da estabilidade da jurisprudência no Órgão Especial. É uma figura fantástica, um amigo extremamente leal e um magistrado que merece o respeito e a admiração de todos”, afirmou.  
Com a palavra, o homenageado agradeceu as palavras de carinho, o trabalho dos servidores e o apoio da família durante a carreira. “Aproxima-se o momento de deixar o TJSP, que tive a honra de integrar por mais de quatro décadas com total dedicação. Passei a ter assento nesta câmara em 12 de dezembro de 2007 e foram exatos 16 anos de aprendizado. A cordialidade, serenidade, transparência e lealdade sempre fizeram parte. Agradeço de coração", declarou. 
Também estiveram presentes na homenagem o corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2024/2025, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; os desembargadores Silvia Rocha e Luís Fernando Nishi; a procuradora de Justiça Vilma Hayek; a esposa do homenageado, Sonia Maria Prado Casconi; a filha, Tatiana Mara Casconi; a nora, Walquiria Soldera Casconi; o neto, Gian Lucca Simões Casconi; demais familiares, amigos, magistrados e servidores. 
 
Francisco Antonio Casconi – nasceu em São Paulo, em 1949. Formou-se pela Faculdade de Direito Metropolitanas Unidas (FMU), turma de 1972. Ingressou na Magistratura em 1976, nomeado juiz substituto na 63ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Simão. Judicou nas comarcas de Itanhaém, Queluz, Osasco, São Vicente, Santo André e na Capital. Foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau em 1990 e promovido a desembargador em 2004.  
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS e LC (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP