Francisco Shintate assume cargo de desembargador em posse administrativa

Magistrado com 33 anos de carreira.
 
Francisco Carlos Inouye Shintate é o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. A posse administrativa aconteceu hoje (7), no Gabinete da Presidência, com as presenças de integrantes do Conselho Superior da Magistratura, muitos amigos e familiares do empossado. O magistrado chega ao mais alto cargo da Justiça estadual paulista depois de 33 anos de carreira.
O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, destacou ser uma satisfação pessoal dar posse a Francisco Shintate, com quem trabalhou no 1º Grau, nas varas da Fazenda Pública, e na assessoria das presidências de seção do Tribunal. “Um profissional extremamente dedicado, comprometido e apaixonado pelo Poder Judiciário. É um dia especial para mim, porque é a última posse que assino como presidente do TJSP e por ser um magistrado que respeito e admiro. Uma honra para o Tribunal de Justiça ter Vossa Excelência como desembargador”, disse.
Muito emocionado, Francisco Shintate fez discurso de agradecimento. Primeiro, destacou sua admiração pelo presidente e demais integrantes do CSM. “Quando ingressei na carreira, ligava para os colegas mais experientes para tirar dúvidas. Hoje, vejo que as melhores cabeças estão nos postos de comando do Tribunal. É uma felicidade saber que estamos em boas mãos”, afirmou. Ele agradeceu aos familiares, especialmente à esposa, Maria Alzira de Almeida Alvarenga, e aos filhos, Rafael e Guilherme, presentes na cerimônia. Por fim, exaltou a amizade sincera dos muitos magistrados que fizeram questão de participar da posse administrativa. “É um momento de muita alegria para mim. Sou realizado por poder levar Justiça a pessoas que, de outra maneira, não poderiam ter acesso a uma vida digna”, concluiu.
Também estavam presentes o corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2024/2025, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP e vice-presidente eleito para o biênio 2024/2025, Artur Cesar Beretta da Silveira; os presidentes das Seções de Direito Público e Criminal do TJSP, desembargadores Wanderley José Federighi e Francisco José Galvão Bruno, respectivamente; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador José Maria Câmara Júnior; o corregedor-geral eleito para o biênio 2024/2025, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; muitos desembargadores; juízes; amigos; familiares e servidores da Justiça.
 
Trajetória
Francisco Carlos Inouye Shintate – Natural de Valparaíso (SP), formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1989. Trabalhou como escrevente no extinto 2º Tribunal de Alçada Civil e, antes de ingressar na Magistratura, atuou como promotor de Justiça de São Paulo por alguns meses. Após aprovação no concurso do TJSP, assumiu o cargo de juiz substituto para a 19ª Circunscrição Judiciária, com sede em Sorocaba, em janeiro de 1991. Ao longo da carreira, também trabalhou nas comarcas de Potirendaba, Tatuí e São Paulo. Foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau em 2019. Assume a cadeira decorrente da aposentadoria do desembargador Jovino de Sylos Neto. 
 
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / KS (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP