Exposição comemora os 90 anos da primeira inauguração do Palácio da Justiça
Mostra aberta à visitação na antiga Biblioteca do Palácio.
O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou, nesta sexta-feira (1º), a exposição permanente “Palácio da Justiça”, com seis painéis que retratam os 90 anos da primeira inauguração da sede do Judiciário paulista, ocorrida em 2 de janeiro de 1933. Organizada pelo Museu do TJSP, com apoio da Diretoria de Comunicação Social, a mostra está em exibição na Sala Advogado José Marrey Júnior, antiga Biblioteca, no 4º andar do Palácio, e passará a integrar as visitas monitoradas realizadas no edifício.
Inspirada em uma exposição virtual de mesmo nome, que celebrou o centenário do assentamento da pedra fundamental, em 2020, a nova mostra reúne imagens e informações desde a criação do TJSP – marco histórico que completa 150 anos em 2024 – até a inauguração parcial do prédio. Há registros inéditos, como fotos das obras, plantas do projeto (disponibilizadas pelo Liceu de Artes e Ofícios, instituição dirigida pelo arquiteto Ramos Azevedo e que teve papel fundamental na construção), informações sobre processo de tombamento, simbologia, entre outros.
“Essa nova exposição se dá em um momento simbólico, às vésperas do nosso sesquicentenário, e resgata outro episódio marcante da história do Judiciário paulista, que é a primeira inauguração de sua sede, ainda que a inauguração completa tenha ocorrido nove anos mais tarde, em 1942”, conta o desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, que preside a Comissão de Gestão da Memória do TJSP e coordena o Museu do TJSP. E completa: “Para entender o gigantismo que o TJSP atingiu nos dias de hoje, é fundamental entender como chegamos até aqui. Iniciativas como essa dão vida a todo esse acervo patrimonial, histórico e cultural”.
Visitas monitoradas – Instituições, estudantes de diversas áreas e público em geral podem conhecer a exposição e outras salas icônicas do Palácio da Justiça em visitas monitoradas gratuitas (presenciais ou virtuais), agendadas neste link. O Palácio fica localizado da Praça da Sé, s/nº, no centro de São Paulo. Também há visitas para o Palacete Conde de Sarzedas (Rua Conde de Sarzedas, nº 100 - Sé), que abriga a sede do Museu do TJSP – saiba mais.