TJSP instala novas unidades judiciais na Comarca de Sorocaba

Celeridade e melhor prestação jurisdicional. 
 
Em cerimônia prestigiada pelos cidadãos sorocabanos e pelos integrantes do sistema de Justiça, realizada, ontem 17, no fórum, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, instalou cinco novas unidades judiciais na Comarca de Sorocaba: três varas e duas Unidades de Processamento Judicial (UPJs). As inaugurações são um reforço para a prestação jurisdicional da comarca, que é sede da 10ª Região Administrativa Judiciária e tem cerca de 495 mil processos em andamento. Foram instaladas a 8ª e a 9ª varas cíveis, conduzidas pelos juízes Carlos Alberto Maluf e Mário Gaiara Neto, respectivamente; a Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública, comandada pelo juiz Jamil Nakad Junior; e duas UPJs que atendem às demandas das 1ª à 5ª e das 6ª à 9ª varas cíveis. 
O diretor de fórum de Sorocaba, titular da 7ª Vara Cível e corregedor da UPJ da 6ª à 9ª varas, juiz José Elias Themer, destacou o impacto das instalações. “O modelo das UPJs, que é um cartório que atende várias unidades judiciárias, visa a garantir maior celeridade e eficiência no processamento das ações. Além disso, a notável dedicação de magistrados e servidores certamente contribuirá para uma prestação jurisdicional de qualidade”, afirmou. 
O vice-presidente da 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/Sorocaba, João Paulo Milano da Silva, representou a presidente da OAB SP e o presidente da Subseção e falou sobre o aumento da demanda processual na comarca. “Essas implantações são importantes, considerando que temos aproximadamente 700 mil habitantes. Desejo uma gestão profícua aos juízes que assumirão as novas posições”, disse. O promotor de Justiça Eduardo Francisco dos Santos Júnior representou o procurador-geral de Justiça e expressou a satisfação com as novas unidades. “Fico muito contente pelo olhar amplo e atento a Sorocaba. O Judiciário precisa estar aparelhado e toda a população se beneficia desse aparato”, salientou. 
O coordenador adjunto da 19ª Circunscrição Judiciária (19ª CJ) – Sorocaba, desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira, relembrou dos tempos em que acompanhava o Judiciário sorocabano pelo avô, que trabalhava no fórum. “Não poderia deixar de registrar meu reconhecimento. Essa instalação foi um trabalho em equipe e fico feliz por testemunhá-lo”, afirmou. A coordenadora da 19ª CJ, desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida, também demonstrou seu afeto pela cidade. “Nasci e cursei a faculdade de Direito no município. Então, cada vez que venho ao fórum tenho uma lembrança muito agradável. Faço uma saudação especial aos juízes sorocabanos”, declarou.
O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Anafe, reforçou as vantagens das novas unidades judiciais. “Hoje é um dia festivo. Nós instalamos as 8ª e 9ª varas cíveis e as UPJs para garantir mais eficiência, melhor fluxo de trabalho e qualidade das decisões. O Juizado Especial também é muito importante, porque julga as demandas do dia a dia, com a vantagem de que a parte pode ir diretamente ao balcão”, enfatizou. Em seu pronunciamento, o presidente contou sobre sua experiência ao conhecer a primeira UPJ instalada pelo Tribunal, em 2014, e fez um balanço positivo dos resultados.
Também prestigiaram a solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; o deputado federal Jefferson Campos; o secretário jurídico de Sorocaba, Douglas Domingos de Moraes, representando o prefeito; a defensora pública coordenadora regional de Sorocaba, Michelle Boaventura Cordeiro, representando o defensor público-geral do Estado de São Paulo; o diretor de interiorização e coordenador da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) na 19ª CJ, juiz Emerson Tadeu Pires de Camargo, representando a presidente; o juiz assessor da Presidência (Gabinete Civil Executivo) do TJSP José Marcelo Tossi Silva; o diretor da 10ª RAJ, juiz Alexandre de Mello Guerra; o juiz diretor do fórum de Pilar do Sul, Éverton Willian Pona; o procurador do Estado chefe da Procuradoria Geral de Sorocaba, João Guilherme Simões Herrera; o corregedor da UPJ da 1ª a 5ª varas cíveis, juiz Marcos José Corrêa; o delegado de polícia assistente do Deinter-7, Luis Antonio Lara, representando o diretor; o delegado de polícia da seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho; o delegado de polícia Weldon Carlos da Costa; o capitão PM Estefano Vinicius Torrente, representando o comandante do 7º BPM/I; a presidente da Associação da União dos Juristas Católicos da Arquidiocese de Sorocaba, Regina Soares Fernandes Rodrigues; o assessor parlamentar do deputado estadual Danilo Balas, Douglas Camargo Pinto, representando-o; o assessor parlamentar do deputado federal Vitor Lippi, João Leandro, representando-o; magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, servidores e jurisdicionados. 

  Mais fotos no Flickr

 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) /KS (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP