TRE-SP inaugura retrato do desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior na galeria de presidentes
Magistrado presidiu Justiça Eleitoral paulista no biênio 2020/2021.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) inaugurou, hoje (10), o retrato do desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior em sua Galeria de Presidentes. O magistrado conduziu a instituição no biênio 2020/2021. A solenidade, realizada na sede do TRE-SP, foi prestigiada pelos integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Ricardo Mair Anafe (presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado) e Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público).
Nuevo Campos é o 47º presidente a integrar a galeria – uma história que começou com Affonso José de Carvalho, em 1932, e da qual fazem parte nomes notáveis da Magistratura paulista. Ele atuou como juiz efetivo do TRE-SP durante os biênios 2005/2007 e 2007/2009, reassumindo em 2017. Exerceu os cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral (2018/2019) e presidente (2020/2021).
O vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador Silmar Fernandes, conduziu a cerimônia. Ele destacou as qualidades do amigo de mais de três décadas, a quem se referiu como um ídolo na Magistratura e dono de uma produtividade exemplar durante o período em que atuou na Corte eleitoral. “A Justiça Eleitoral paulista lhe deve muito e esta homenagem é bastante merecida”, afirmou.
O homenageado agradeceu aos familiares, amigos e servidores e relembrou a responsabilidade na condução das eleições de 2018 e 2020. “Foi uma realização pessoal e funcional inestimável, que me permitiu experiências ímpares, um caminho prazeroso, mas, ao mesmo tempo, espinhoso”, disse o desembargador. “Nesse momento de pura emoção, passo a integrar de forma permanente a memória da Justiça Eleitoral paulista, que tem uma reputação incrível no Brasil. Espero ter contribuído de alguma forma para o aprimoramento e legitimidade do nosso processo eleitoral”, concluiu. Durante o discurso, o magistrado prestou tributo ao pintor Biaggio Mazzeo e Filho, artista responsável pelo retrato.
Também prestigiaram a cerimônia o presidente do TJSP no biênio 2016/2017, desembargador Paulo Dimas Debellis Mascaretti; o presidente do TRE-SP no biênio 2018/2019, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; o presidente do TRE-SP no biênio 2016/2017, desembargador Mário Devienne Ferraz; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Orlando Eduardo Geraldi; a procuradora regional eleitoral de São Paulo, Paula Bajer Fernandes; o vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Thiago Elias Massad, representando a presidente; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Patricia Vanzolini; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Miguel Elias Daffara; o comandante do Comando de Policiamento do Interior-4 (Bauru), coronel PM Marcos de Paula Barreto; a esposa do homenageado, juíza Maria Silvia Gomes Sterman; integrantes da Corte Regional Eleitoral de São Paulo, desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, representantes de instituições públicas, civis e militares, filhos e familiares do homenageado e servidores da Justiça.
Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior – Nasceu em São Paulo (SP), em 1958. Graduou-se em Direito pela Faculdade Católica de Direito de Santos, turma de 1980. Ingressou na Magistratura em 1983, nomeado juiz substituto na 27ª Circunscrição Judiciária, com sede em Presidente Prudente. Atuou em Jaboticabal, Cananéia, Pereira Barreto, Guarulhos e na Capital, antes de tomar posse como desembargador, em 2009. No TRE-SP, integrou as classes juiz e desembargador suplente e ocupou os cargos de vice-presidente e corregedor (2018/2019) e presidente (2020/2021).
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: