TJSP recebe mais de 800 pessoas em sua participação na 17ª Primavera dos Museus
Programação com visitas monitoradas e atrações musicais.
O Tribunal de Justiça de São Paulo participou, entre os dias 18 e 24/9, da 17ª edição da Primavera dos Museus, evento nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em visitas presenciais e on-line no Palácio da Justiça e no Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu do TJSP, mais de 800 pessoas conheceram um pouco mais sobre o Judiciário paulista e seu acervo histórico. Nessa edição, cujo tema foi “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, a programação do Museu do TJSP também contou com apresentações musicais. Durante toda a semana, os dois prédios estiveram abertos ao público das 9 às 17 horas.
No Palácio da Justiça, edifício histórico e sede do Poder Judiciário paulista, a equipe de servidores da Diretoria de Cerimonial e Relações Públicas da Secretaria da Presidência (SPr) apresentou a história do centenário edifício, projetado em 1911 pelo arquiteto Ramos de Azevedo e inaugurado oficialmente em 1942. A funcionária pública Raab Carolisa aproveitou o final de semana de calor para visitar pela primeira vez o prédio. “Achei maravilhoso, uma oportunidade para adquirir conhecimento a respeito das origens da Justiça no Estado de São Paulo, sua história e arquitetura. Incrível como cada espaço desse prédio foi construído e pensado com detalhes”, destacou, após passar pelo Salão do Júri e pelo Salão Nobre Ministro Manoel da Costa Manso.
“Foi uma visita muito interessante para compreender a parte arquitetônica e histórica do Tribunal e, de alguma forma, complementar o estudo que os alunos têm em sala de aula. Nós também, profissionais do Direito, adquirimos conhecimentos que só engrandecerão o caminho jurídico”, destacou coordenador acadêmico do curso de Direito da Uninove Guarulhos, Cristian David Gonçalves, uma das universidades que participou da 17ª Primavera dos Museus no Palácio da Justiça.
No Palacete Conde de Sarzedas ocorreram visitas presenciais e on-line que mostraram um pouco do rico acervo do TJSP, também comandadas por servidores da Diretoria de Cerimonial e Relações Públicas. Durante o final de semana, os participantes puderam acompanhar, ainda, atrações musicais. No sábado (23) se apresentaram o Duo Alfa, formado pelos guitarristas Aldo Scaglione e Fábio Che; Zu Vilela e Quil Dulci (voz e violão), com a atração “Uma Pequena História do Samba Paulista”; e Aldo Scaglione Trio, formado por Aldo Scaglione (guitarra), Iberê de Castro Dias (contrabaixo), André Carneiro (bateria) e convidados. No domingo (24), foi a vez de Duo Growald, composto por André Growald (piano) e Danilo Growald (bandolim), com diversos sucessos da bossa nova e do blues, e da dupla Julia Giovannetti e Cesar Pimentel, que apresentaram clássicos da MPB em voz e violão. “Aproveitei a programação do fim de semana e fiquei surpreso com a qualidade da restauração do prédio e com todo acervo do Museu. A música foi a cereja do bolo”, disse o gerente comercial Jean Rossi.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – FS e RD (texto) / LC e KS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: