TJSP envia equipes de diversas secretarias para auxílio em Franco da Rocha
O Tribunal de Justiça de São Paulo organizou um plano de ação e enviou equipes de suas secretarias para apoio e orientação aos magistrados e funcionários da Comarca de Franco da Rocha. O objetivo é regularizar de forma rápida os serviços forenses, após enchente que atingiu o fórum local, na madrugada do último dia 11.
A água decorrente das fortes chuvas e do escoamento da represa Paiva Castro chegou a alcançar 85 cm de altura nas dependências do fórum, atingiu processos em andamento, caixas de processos para arquivar, objetos apreendidos, petições, material de consumo, mobiliários e equipamentos de informática.
Ontem (20), uma equipe da Secretaria da Área da Saúde (SAS) composta por dois médicos, duas enfermeiras, uma auxiliar de enfermagem e outras pessoas de apoio estiveram no fórum para vacinar e orientar magistrados, integrantes do Ministério Público, colaboradores, servidores e familiares.
Os médicos clínicos atenderam 22 pessoas em consultas. A equipe de enfermagem aplicou 92 doses de vacina "dupla adulto" (tétano e difteria), aferiu a pressão dos interessados e esclareceu dúvidas. Além disso, foram distribuídos 200 kits contendo frascos de álcool gel e informativos sobre leptospirose, dengue e cuidados pós-enchentes.
O médico gestor de saúde do TJSP, Geraldo Salvia, esclareceu que a equipe foi a Franco da Rocha para também identificar eventuais problemas de saúde, principalmente, patologias alérgicas. “As partículas que vêm junto com a água, quando secam dispersam no ar e podem causar alergias.” Ele disse ainda que o papel e o carpete são meios que favorecem a proliferação de fungos, agentes causadores de alergias.
Salvia explicou que os cuidados após o período de chuvas e enchentes são de extrema importância para evitar doenças como dengue, tétano, difteria e leptospirose. “Ao sentir os primeiros sintomas, a atitude correta é procurar um médico para realização de exames e início do tratamento”, orientou o médico.
Providências – Ontem não foi o primeiro dia em que equipes do TJSP estiveram em Franco da Rocha. Durante esta semana, servidores das Secretarias de Abastecimento (SAB), da Administração (SAD), da Primeira Instância (SPI), de Tecnologia e Informação (STI) estiveram no fórum para avaliar e providenciar o que fosse necessário, bem como orientar funcionários sobre algumas medidas a serem tomadas.
No sábado (15), uma equipe comprometida de funcionários do fórum, estagiários e da empresa de limpeza terceirizada, lavaram os locais atingidos, retirando o barro e a sujeira levados pela água, dispensaram materiais inservíveis – como sulfites danificadas – e realizaram os ‘primeiros-socorros’ nos processos para que o barro não aderisse nos autos e os danificassem mais ainda. Na segunda (17), iniciaram a secagem dos processos com secadores, ventiladores e pendurados em varais improvisados. Outra parceira importante é a Prefeitura de Franco da Rocha que, prontamente, colabora com as solicitações feitas pela administração do fórum. O caminhão-pipa foi o responsável pela limpeza externa do prédio. As luvas cirurgicas também foram doadas pela prefeitura.
A partir de hoje (21), os servidores de Franco da Rocha contarão com uma equipe extra da Secretaria da Primeira Instância, orientada e supervisionada por especialista em conservação-restauração de bens culturais. Serão instalados mais varais e depois dos processos estarem secos, serão desinfetados, xerocopiados, trocadas as capas e as “bailarinas” metálicas substituídas por grampos plásticos. Os processos originais serão guardados para eventuais confrontos que possam surgir.
No levantamento realizado pelas secretarias destacam-se:
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Diagnóstico do sistema hidráulico do Fórum de Franco da Rocha, que não apresentou avarias (SAD);
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Quadros elétricos na parte interna do fórum não foram inundados e o compartimento da entrada de energia funciona normalmente (SAD);
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Realização de testes elétricos das tomadas, inclusive daquelas localizadas no piso do primeiro pavimento, sinaliza que o sistema elétrico do fórum também não foi afetado (SAD);
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O banco de baterias, o estabilizador e demais equipamentos que compõem o PABX também não foram inundados, mas algumas tomadas (de telefonia) e cabos ficaram comprometidos (SAD);
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Grande parte dos equipamentos de informática está em funcionamento e sob testes dos técnicos da área (STI);
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Monitoramento contínuo da situação pela Secretaria da Primeira Instância (SPI);
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Orientação de especialista para urgentes e necessários manuseios dos autos (SPI);
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Limpeza pesada das dependências do prédio (SAD);
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Suspensão do expediente forense pelo período de 11 até 28 de janeiro de 2011 (DIMA);
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Vacinação e consulta médica para os funcionários (SAS);
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Substituição do roteador pela Telefônica (SAD e SAB);
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Retirada do mobiliário modificado (SAB);
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Diagnóstico para retirada e substituição do mobiliário danificado (SAB);
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Secagem de alguns volumes de processos pelas unidades cartorárias (SPI);
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Solicitação urgentíssima de deslocamento do roteador e servidor para o pavimento superior (SPI);
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Retirada de todas as caixas com volumes de autos para o arquivo e posterior tratamento dos autos danificados (SAD e SPI);
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Início do procedimento de tratamento dos processos afetados pelas águas com o deslocamento dos autos de processo para o pavimento superior (SPI);
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Restabelecimento de 85% dos sistemas de acompanhamento processual eletrônico (STI e SPI);
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Compra emergencial de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) – (SAB);
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Formação de grupo de funcionários da SPI para trabalhar na recuperação dos autos e documentos sob orientação de especialista (SPI);
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Restrição do horário de atendimento ao público para o período de 13h às 18h, por 30 dias, reservado o restante da jornada de trabalho dos servidores para equalização dos serviços das unidades (DIMA);
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Perda dos modems e do roteador da Telefonica: ação (STI): Acionado imediatamente após o reestabelecimento da energia elétrica a empresa Telefonica para o reparo do link de comunicação. O link passou a funcionar e a Telefonica ficou de trocar componente;
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A rede lógica e elétrica interna de informática estão funcionando e foi proposto uma analise do setor de infraestrutura (STI);
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Será necessária a substituição dos móveis que acompanham os equipamentos do modelo X656dn (STI).
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Equipamentos de informática avariados:
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a) 12 (doze) microcomputadores, sendo 4 (quatro) série branca e 8 (oito) série grafite;
b) 7 (sete) leitores de código de barras;
c) 13 (treze) fontes de monitor LCD;
d) 1 (um) terminal de autoatendimento;
Ação (STI): Substituição dos microcomputadores serie branca e dos leitores de código de barras, orientado a administração a adquirir as fontes dos monitores com verba da comarca. Providência de computadores serie grafite para a substituição dos avariados. Em relação ao Totem, aguarda-se a secagem natural para verificação dos danos (STI);
Assessoria de Imprensa TJSP / LV (texto) / AC (fotos)