Acadêmicos de Direito de Itu participam de júri simulado na sede do Judiciário Paulista
Cerca de 90 pessoas estiveram presentes no evento.
O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, nesta sexta-feira (1°), alunos e professores da Faculdade de Direito de Itu (Faditu) para realização de júri simulado. Os estudantes colocaram em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula e vivenciaram a prática jurídica por meio do uso de técnicas de oratória e argumentação. Eles se apresentaram em uma situação que poderá fazer parte da rotina deles como futuros juízes, advogados ou servidores da Justiça. Ao todo, cerca de 90 pessoas entre acadêmicos, mestres e coordenadores estiveram presentes ao evento no Palácio da Justiça, sede do Judiciário Paulista.
Na abertura, o professor de Direito da faculdade e conselheiro de Prerrogativas da 14ª Região da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP), Fernando Moura, ressaltou o compromisso dos estudantes na preparação para o júri simulado. "Parabenizo aos alunos que passaram cerca de um mês treinando, aos sábados, para desempenharem um ótimo trabalho aqui no júri. Agradeço pela responsabilidade, disciplina e comprometimento de todos", destacou.
Em seguida, o também professor da faculdade e conselheiro de prerrogativas da 14ª Região da OAB SP, Luiz Antônio Nunes Filho, iniciou a condução dos trabalhos. Foram seguidos os ritos próprios do júri, como o sorteio dos sete jurados, oitiva do réu e sustentações orais. O caso encenado pelos acadêmicos trouxe a história de crime de assassinato de um homem com uso de um facão. Os defensores apresentaram a tese da legítima defesa, alegando que a situação foi desencadeada após violência sofrida pela mulher do acusado. Já os estudantes no papel de promotores buscaram a condenação do réu com a alegação de que o crime foi premeditado. Ao final, o acusado foi condenado após votação do Conselho de Sentença.
No encerramento, houve a entrega de certificados aos professores da instituição e foi tirada uma foto com todos os participantes. Também estiveram presentes o diretor acadêmico da faculdade, Diogenis Bertolino Brotas, o coordenador do curso de Direito, Ricardo Burrattino Felix, e os docentes Rui Luiz Lourensetto Júnior, Viviane Mariano Peres, Giovana Cristina Casemiro Garcia e Renata Vianna de Andrade Lourensetto.
O Salão do Júri é um patrimônio histórico da Justiça Paulista que funcionou ao longo de 61 anos, entre 1927 e 1988. Ele está localizado no Palácio da Justiça, projetado em 1911 pelo renomado arquiteto brasileiro, Ramos de Azevedo, com inauguração oficial em 25 de janeiro de 1942. O prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em 1981. As visitas monitoradas e as sessões de julgamento simuladas no Tribunal de Justiça de São Paulo podem ser agendadas pela Diretoria de Relações Institucionais por meio do telefone (11) 4802-9215.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – FS (texto) / LC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial