TJSP inaugura retratos e homenageia os presidentes das Seções de Direito Criminal, Público e Privado do biênio 2020/2021

Guilherme G Strenger, Magalhães Coelho e Dimas Rubens Fonseca.

  

Os desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger, atual vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Magalhães da Costa Coelho e Dimas Rubens Fonseca tiveram seus retratos inaugurados, na segunda-feira (7), na Galeria dos Presidentes das Seções de Direito Criminal, Público e Privado, respectivamente – cargos que ocuparam no biênio 2020/2021, em sessão solene, no Salão do Júri do Palácio da Justiça, conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, com a presença de magistrados e representantes de instituições. 

Ao início da cerimônia os participantes fizeram um minuto de silêncio em memória do desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, falecido nesse dia. Em seguida, os homenageados contaram com a ajuda de familiares para o ato simbólico de descerramento dos retratos, eternizados nas galerias que abrigam alguns dos mais notáveis nomes da Magistratura paulista.

Atual presidente da Seção de Direito Privado, o desembargador Artur César Beretta da Silveira discursou como orador em nome dos presidentes de Seção, desembargadores Wanderley José Federighi (Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (Direito Criminal). O magistrado exaltou o papel desempenhado pelos homenageados e por todo o Conselho Superior da Magistratura em um biênio desafiador, marcado pela pandemia. “Tiveram que ser criativos diante do quadro que se apresentava. Em tempo recorde, colocaram o maior e melhor Tribunal de Justiça do Brasil em trabalho remoto. A produtividade aumentou, os gastos diminuíram e, o mais importante, famílias foram poupadas e a Corte continuou sua nobre missão de distribuir justiça”, disse, antes de elencar algumas das principais características de cada colega homenageado. “Guilherme, Paulo e Dimas conseguiram inspirar, animar e motivar pessoas e criar ideias e projetos como presidentes em suas respectivas Seções. Não foram chefes, mas, sim, líderes”, acrescentou.

Coube ao desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho falar em nome dos homenageados. Ele destacou a importância da solenidade por duas razões principais: a tradição e a gratidão. “É a tradição que nos dá força para prosseguir com o momento atual desta instituição, que tem uma história de enorme respeitabilidade, de todos aqueles que nos antecederam e construíram a imagem do Tribunal de Justiça de São Paulo. Nessa visão retrospectiva, formulamos uma história prospectiva, olhando para o presente e para futuro”, declarou o desembargador, antes de prestar agradecimento a todos que contribuíram com a desafiadora gestão, com especial menção aos juízes assessores e servidores. “As estruturas das Seções são muito amplas, com uma série de atribuições, competências e problemas. Sem os servidores e os juízes assessores, essas estruturas seriam ingovernáveis. Em nome do Guilherme e do Dimas, minha palavra é de gratidão e reconhecimento pelo apoio que todos nos deram nessa jornada tão complexa e inusitada. Apesar de tudo, fizemos nossa travessia”, concluiu o homenageado, exaltando, também, a sinergia entre todos os integrantes do CSM no biênio 2020/2021.

O presidente do TJSP, Ricardo Mair Anafe, à época integrante do CSM como corregedor-geral da Justiça, encerrou a solenidade com palavras de reconhecimento pela contribuição dos homenageados. “Foi um biênio extremamente difícil, mas, sob o comando do presidente Geraldo Francisco Pinheiro Franco, e com o auxílio de todo o Conselho, nós não paramos em nenhum momento, sempre com a ideia de manter o Tribunal de Justiça em seu devido lugar na história, com alta produtividade. Esses três presidentes conduziram três grandes Seções. Cada, do seu modo, fez com que todas as Seções fossem norteadas pelo caminho da eficiência. [...] Merecem todos os aplausos, porque o segundo grau se saiu muito bem”, afirmou o presidente do TJSP.

Também prestigiaram a solenidade o secretário-executivo da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Raul Christiano de Oliveira Sanchez, representando o governador; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; o subprocurador-geral do Estado da Área do Contencioso Geral, Bruno Lopes Megna, representando a procuradora-geral; o defensor público coordenador do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, João Felippe Belem de Gouvêa Reis, representando o defensor público-geral; o presidente do TJSP no biênio 2020/2021, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o vice-presidente do TJSP no referido biênio, desembargador Luís Soares de Mello; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador José Maria Câmara Júnior; a ouvidora do TJSP e ouvidora auxiliar regional da Mulher da Região Sudeste do Conselho Nacional de Justiça, desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni; o coordenador da Diretoria de Execução dos Precatórios (Depre) e ouvidor substituto do TJSP, desembargador Afonso de Barros Faro Júnior; o vice-presidente da União Internacional de Magistrados e vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Walter Barone; o presidente do Conselho da Magiscred, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o desembargador José Roberto dos Santos Bedaque, representando o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; a presidente da Associção Paulista de Magistrados (Apamagis), juíza Vanessa Ribeiro Mateus; o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil Hélio Rubens Batista Ribeiro Costa, representando a presidente da OAB SP; o conselheiro da Associação dos Advogados de São Paulo Leonardo Guerzoni Furtado de Oliveira, representando o presidente; o secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, Leonardo Cedaro, representando a presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Miguel Elias Daffara, representando o comandante-geral; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado Tiago Antoonio Salvador, representando o delegado-geral; a filha do desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, juíza Vanessa Strenger; a esposa do desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho, Ana Paula Magalhães Coelho; a esposa de desembargador Dimas Rubens Fonseca, Mônica Maria Vieira Santiago Fonseca; desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, civis e militares, amigos e familiares dos homenageados e servidores da Justiça.

Assista ao vídeo da solenidade. 

Mais fotos no Flickr.

 

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS e PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

  Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial
        www.youtube.com/tjspoficial
        www.flickr.com/tjsp_oficial
        www.instagram.com/tjspoficial
        www.linkedin.com/company/tjesp

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP