Solenidade no Palácio da Justiça marca a posse da desembargadora Marcia Lourenço Monassi

Magistrada assume pelo critério do Quinto Constitucional.
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, nesta quinta-feira (20), a posse solene da desembargadora Marcia Lourenço Monassi. Realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça, na presença de inúmeros magistrados, representantes de instituições, familiares e amigos da homenageada, a cerimônia foi presidida pelo chefe do Judiciário paulista, desembargador Ricardo Mair Anafe.
Marcia Lourenço Monassi ascende ao posto de desembargadora pelo critério do Quinto Constitucional - Classe Ministério Público, trazendo uma bagagem de três décadas de atuação como promotora de Justiça. Escolhida pelo governador do Estado de São Paulo em lista tríplice enviada pelo Órgão Especial, a magistrada assume a cadeira do desembargador Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva, aposentado em dezembro do último ano.
O Colar do Mérito Judiciário foi entregue à desembargadora pelo presidente Ricardo Mair Anafe, com auxílio da filha da homenageada, Nicole. Coube à desembargadora Maria Olívia Pinto Esteves Alves a missão de discursar como oradora em nome do Tribunal. A magistrada elencou as principais virtudes da amiga empossada e exaltou sua profícua trajetória como promotora de Justiça. “Estou certa de que, diante do marco que deixou, pela brilhante carreira que fez no Ministério Público, Sua Excelência muito acrescentará à Magistratura paulista”, disse a oradora. “Trata-se de pessoa estudiosa, ética, trabalhadora, perseverante, profissional de notório conhecimento jurídico, combativa e dedicada à luta pela aplicação da Justiça”, acrescentou.
Em seguida, o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, homenageou a amiga de Ministério Público, ressaltando a tristeza pela perda de uma competente profissional, mas também um sentimento de grande alegria por mais uma promotora que chega ao posto de desembargadora pelo Quinto Constitucional. “Que a experiência amealhada em quase 30 anos de carreira no Ministério Público possa fortalecer ainda mais o Tribunal de Justiça de São Paulo. Mais do que isso, que os seus ideais de justiça, seu reconhecido equilíbrio, bom senso e grande vocação para novos desafios a transformem em uma magistrada desapegada da velha tradição formalista da dogmática jurídica, uma juíza de vanguarda”, declarou o procurador-geral.
Com o uso da palavra, a desembargadora Marcia Lourenço Monassi agradeceu a todos os familiares, amigos, magistrados e demais autoridades presentes pela presença e enalteceu a oportunidade de assumir o mais alto posto da magistratura. “Chego ao Tribunal de Justiça para somar, como penso que somei por quase 30 anos no Ministério Público. (...) Quero somar para além do trabalho diário, e me empenharei para isso”, afirmou a homenageada. “À Magistratura bandeirante, meus agradecimentos pela confiança e recepção afetiva. As boas-vindas foram afetuosas e, mais do que isso, todos, sem exceção, de servidores a desembargadores, tornaram as dificuldades normais de qualquer início irrisórias e imperceptíveis”, concluiu a desembargadora.
O presidente Ricardo Mair Anafe encerrou a solenidade exaltando o compromisso assumido pela nova desembargadora. “Ingressar no Tribunal de Justiça de São Paulo é sempre uma honra imensa, pois não é apenas o maior do país, mas, com todas as vênias, também o melhor. (...) Sua Excelência é recebida por este Tribunal de braços abertos, é uma felicidade imensa ouvir a reiteração do juramento no final de seu discurso. Isso revela a profissional que sempre foi no Ministério Público. Recebeu e devolveu a beca impoluta, sem mácula, e hoje recebe a toga da Justiça bandeirante”, disse o desembargador.
 
  Trajetória – Marcia Lourenço Monassi nasceu em São Paulo (SP), em 1969. Graduou-se em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, turma de 1991. Ingressou no Ministério Público em 1993, atuando como promotora de Justiça titular nas Comarcas de General Salgado, Itatiba, Santo André e São Paulo. Chega ao cargo de desembargadora pelo critério do Quinto Constitucional – Classe Ministério Público. 
 
  Também prestigiaram a solenidade o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Pietro, representado o governador; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Dias de Moura Ribeiro; os integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado), Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal); o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Orlando Eduardo Geraldi; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e corregedor regional eleitoral, desembargador Silmar Fernandes, representando o presidente; o secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; o secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite; o deputado estadual Tomé Abduch; a procuradora do Estado e assistente da Subprocuradoria do Contencioso Geral, Priscilla Souza e Silva Menário Scofano, representando o procurador-geral do Estado em exercício; o defensor público coordenador auxiliar do Núcleo Especializado em Segunda Instância e Tribunais Superiores, Julio Grostein, representando o defensor público-geral; a ouvidora do TJSP e ouvidora auxiliar regional da Mulher da Região Sudeste do CNJ, desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni; a corregedora-geral do Ministério Público em exercício, Liliana Mercadante Mortari; o subprocurador-geral de Justiça Jurídico, Wallace Paiva Martins Junior; o subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais, José Carlos Cosenzo; a presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juíza Vanessa Ribeiro Mateus; o promotor de Justiça e primeiro-secretário da Associação Paulista do Ministério Público, Pedro Eduardo de Camargo Elias, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Miguel Elias Daffara, representando o comandante-geral da PM; o delegado de polícia chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Tiago Antonio Salvador, representando o delegado-geral de Polícia; o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando; a assessora da Secretaria Municipal da Justiça, Cleusa Guimarães, representando o prefeito de São Paulo; a filha da homenageada, Nicole Monassi Bonfim; o noivo da desembargadora, Paulo Afonso Coelho; a mãe da magistrada, Ruth Lourenço Monassi; muitos desembargadores, juízes, advogados, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, autoridades civis e militares, servidores da Justiça, amigos e familiares da homenageada.

  Mais fotos no Flickr.

 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS e PS (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP