Estagiários participam de júri simulado no Foro de Ferraz de Vasconcelos

        Estagiários de Direito contratados por meio do convênio firmado entre o Tribunal de Justiça de São Paulo, Prefeitura e Centro de Integração Empresa Escola - CIEE - participaram na última sexta-feira (23) de júri simulado realizado no Foro Distrital de Ferraz de Vasconcelos. 
        Os universitários trabalham nos cartórios do fórum e no julgamento fictício desempenharam papéis variados, como juiz presidente, promotor de Justiça, assistente de acusação, defensor, jurados, testemunhas e réu. A juíza da 1ª Vara e diretora do fórum, Patrícia Pires, participou dos ensaios com os estagiários, além de atuar no júri simulado como escrevente de sala para orientar o trabalho dos estudantes em plenário. 
        O processo escolhido para a ocasião tramitou na Comarca de Cunha, cidade do Vale do Paraíba, e envolveu o caso de um homicídio consumado praticado por filho contra pai, qualificado por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa do ofendido. Alguns servidores do quadro do Tribunal de Justiça que cursam faculdade Direito também participam do júri. 
        Durante a preparação, os estagiários tiveram noções práticas e teóricas sobre todo o procedimento do júri, desde o momento em que o réu é pronunciado até o julgamento em plenário. 
        De acordo com a juíza, a atuação dos estagiários em um júri simulado é fundamental para o aprendizado e formação dos futuros profissionais do Direito, já que com a prática o estudante pode enfrentar situações e emoções que não se encontram nos livros.   

        Assessoria de Imprensa TJSP – RP (texto) / Foto (divulgação)

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP