Juizados nos aeroportos têm movimento normal neste fim de ano
Os juizados especiais instalados nos aeroportos de Congonhas e Cumbica apresentam movimentação normal neste mês de dezembro, registrando, até ontem (26) 397 reclamações, com 74 acordos obtidos.
Os juizados entraram em funcionamento no último dia 23 de julho. Desde essa data até agora, foram registradas 377 reclamações em Congonhas e firmados 85 acordos, o que representa índice de 23% do total. No período foram transmitidas 431 orientações aos usuários. Já no aeroporto de Cumbica foram 2174 reclamações, das quais 495 resultaram em acordo, o equivalente também a 23% de sucesso. Nesse período foram transmitidas ainda 1642 orientações das mais diversas à população que transita pelas dependências do aeroporto.
Os postos de juizados especiais do Tribunal de Justiça de São Paulo recebem reclamações contra as companhias aéreas. Os principais registros são de queixas relacionadas a overbooking, atrasos e cancelamentos de voos, extravio, violação e furto de bagagem, falta de informação e de orientação.
Em Congonhas o serviço está sendo prestado em duas salas localizadas no mezanino do saguão principal, ao lado da agência dos Correios. Em Cumbica, o atendimento é no Terminal 1, Asa 'B', corredor que fica atrás dos balcões de check-in das empresas aéreas, perto do posto médico.
Horários
Os juizados atendem ao público nos seguintes horários: Congonhas de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas e Cumbica das 11 às 22 horas. Aos sábados, domingos e feriados o atendimento em Congonhas é das 14 às 19 horas e em Cumbica das 15 às 22 horas.
A instalação dos juizados foi regulamentada pelo Provimento 11/10 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em razão do crescente aumento de reclamações relacionadas ao serviço de transporte aéreo.
Assessoria de Imprensa TJSP – RP (texto) / LV (foto)