Calandra é empossado na AMB

Novo presidente assume com o compromisso de defender a magistratura e suas prerrogativas

         São Paulo esteve presente na posse do novo presidente da Associação Brasileira dos Magistrados, ontem (16), no Centro Empresarial Brasil 21, em Brasília. Na ocasião, também foram empossados os vice-presidentes, coordenadores, conselheiros fiscais e diretores tesoureiros.
        A solenidade, transmitida ao vivo para todo país pela internet contou com as presenças, entre outras personalidades operadoras do Direito, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, chefe da Casa Civil do governo paulista, Luiz Antonio Guimarães Marrey, representando o governador, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, Ricardo Dias Leme, o presidente do Colégio de Presidentes Procuradores de Justiça do Brasil e procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, o procurador-geral do Estado Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo.
        Viana Santos integrou a mesa e foi saudado como ex-presidente da AMB e amigo de muitas lutas. Calandra fez registros individuais de agradecimentos, mas foi impossível se dirigir a cada pessoa presente já que cerimônia foi prestigiada por ministros, magistrados, advogados, jornalistas e familiares. O novo presidente da AMB tinha vários motivos para expressar alegria. O maior orgulho, no entanto, foi retratado ao registrar a presença de sua mãe Amélia Calandra, que aos 91 se deslocou à capital brasileira para assistir a momento tão importante na vida do filho.
        Henrique Nelson Calandra foi eleito para comandar a entidade pelos próximos três anos e pretende torná-la mais democrática, trabalhando para o resgate da autoestima da magistratura. “Magistrados, entrem que a casa é sua”, disse o presidente. Outra ação de Calandra, é a intensificação do diálogo com o Congresso Nacional, com os tribunais superiores e Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Nada mais será discutido sem que a AMB esteja presente.”
        Mozart Valadares Pires durante a cerimônia fez breve relato das ações de sua gestão. O agora ex-presidente da AMB se mostrou satisfeito com o trabalho realizado, garantindo que “tudo o que foi possível foi feito para o desenvolvimento do Poder Judiciário”, afirmou.
        Para Calandra a AMB tem que redirecionar seus olhos e prioridades para juízas e juízes brasileiros. “De agora em diante, e sem que haja qualquer risco de retrocesso institucional, a AMB voltará a sua missão precípua, as suas origens e as suas legítimas causas, que são os magistrados e suas prerrogativas. Onde houver um juiz alvitado nas suas prerrogativas, na sua independência e liberdade de julgar, lá estaremos em sua defesa.”

        Henrique Nelson Calandra, 65 anos – Nascido em Itaquaquecetuba (SP), é desembargador do TJSP e está na magistratura desde 1981. Foi presidente da Associação Paulista de Magistrados/Apamagis (08/09); vice-presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados (2000); vice-presidente da União Internacional de Magistrados (UIM); presidente do Grupo Ibero - Americano da UIM; presidente do Conselho da Associação Mercosul pelo Estado de Direito nas Relações Internacionais (98/01); e diretor do Instituto Internacional de Estudos e Pesquisas sobre o Poder Judiciário (1997).

         Assessoria de Imprensa TJSP – RS (texto e fotos)

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP