CSM prestigia solenidade de inauguração de retrato na Galeria de Comandantes e valorização Policial Militar

Coronel PM Mendes chefiou a APMTJ.

 

Os integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Ricardo Mair Anafe (presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo), Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado) e Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público), bem como magistrados, integrantes do Ministério Público e das Polícias Militar e Civil prestigiaram, hoje (23), no Complexo Criminal “Ministro Mário Guimarães”, Plenário 10, a solenidade de inauguração de retrato na galeria de comandantes e valorização Policial Militar. Completaram a mesa dos trabalhos o ex-chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sidney Mendes de Souza, homenageado do dia; o atual chefe da APMTJ, coronel PM Miguel Elias Daffara e o coronel PM Erick Gomes Bento, representando o comandante-geral.

Na inauguração do retrato do coronel PM Sidney Mendes de Souza, o homenageado – que ingressou em 1988, aos 19 anos, na Polícia Militar – passou, com discrição e eficiência, seus últimos anos no comando da APMTJ (de 7/1/20 a 16/11/22). Muitas foram as palavras a ele dirigidas durante a solenidade, mas algumas resumem o seu legado: respeito, responsabilidade, afabilidade e inabalável dedicação ao bem-comum. De forma sucinta e agradecida, o coronel Mendes, ao se manifestar, desviou o foco da homenagem que recebia. “Este evento tem como foco principal a homenagem aos nossos policiais militares com a entrega da Láurea do Mérito Pessoal. Considero-os muito valorosos e isso faz toda a diferença na manutenção da segurança ao Poder Judiciário e do serviço prestado à população. [...] Tivemos um período de pandemia e a necessidade de recriar e de manter nosso ânimo forte, no momento em que a sociedade se recolhia. Agradeço a perseverança, essa constância e a lealdade ao cumprimento das minhas ordens.”

Coube ao coronel Daffara a saudação ao coronel Mendes, que não economizou nos elogios ao trabalho por ele realizado e ao trabalho dos policiais homenageados. “Costumo dizer que o que tem preço nós podemos comprar, mas o que tem valor não se compra, se conquista. Aqui destacamos duas façanhas, duas vitórias. A primeira é a conquista de ter sido agraciado com a Láurea de Mérito Pessoal. Cada láurea representa uma ocorrência atendida com sucesso e esta solenidade busca ressaltar a competência e o profissionalismo individual dos policiais hoje condecorados. [...] A segunda conquista, aqui testemunhada por nós, trata-se de uma tradição tanto na Polícia Militar como no Tribunal de Justiça: é a honra de ter o retrato na Galeria de Comandantes, na Galeria de Chefes da APMTJ.” Sobre seu antecessor foi enfático: “o coronel Mendes tem história, seus passos deixaram rastros fundos na terra para que eu e outras gerações de comandantes que por aqui passarão tenhamos um referencial a seguir. [...] No período mais conturbado da pandemia, diante de um problema extraordinário nos trouxe uma resposta extraordinária”.

Ao encerrar a solenidade, o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, destacou a honra de o Tribunal participar da cerimônia “porque a Polícia Militar de São Paulo não é só a mais numerosa do país, é a melhor do Brasil. Toda a vez que vejo policiais militares me lembro de um trecho do Hino Nacional: ‘Mas se ergues da justiça a clava forte/Verás que um filho teu não foge à luta/Nem teme, quem te adora, a própria morte’. Esse é o norte da Polícia Militar de São Paulo ao agir com retidão, honra, dignidade, cumprir com o seu dever, ainda que tenha um final não desejado. E assim, todos os dias, os policiais saem de suas residências não sabendo como vão retornar. São homens, são mulheres que merecem o nosso respeito e a nossa admiração.” Ao se referir exclusivamente ao coronel Mendes confidenciou que ambos têm algo em comum. “Compartilhamos o que para mim é muito caro: o amor às nossas instituições. O coronel Mendes é um apaixonado pela Polícia Militar, sempre se dedicou a ela de corpo e alma. Chamou-me muito a atenção o comando dele não baseado no binômio hierarquia/disciplina. Sempre o vi como uma pessoa que era não só um comandante e sim um líder. Porque ele tinha o respeito e a admiração da tropa, porque ele respeitava e admirava a tropa. Seu fundamento nunca foi a imposição, foi o respeito e a admiração. Ao cumprimentar uma pessoa dizia que estava prestando a melhor continência. O Tribunal de Justiça deve ao coronel Mendes a sua melhor continência, o seu melhor cumprimento, assim como a população de São Paulo deve à Polícia Militar a sua melhor continência.

Também participaram da cerimônia os desembargadores José Damião Pinheiro Machado Cogan, Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, Ruy Alberto Leme Cavalheiro, Marco Antônio Pinheiro Machado Cogan, Miguel Marques e Silva, José Antonio Encinas Manfré, Ivana David e Ricardo Cunha Chimenti; o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça, Fernando Antonio Tasso, representando o corregedor-geral; os juízes Helio Narvaez (diretor do  Complexo Criminal “Ministro Mário Guimarães”), Luis Augusto Freire Teotonio, Patricia Alvares Cruz (corregedora do Departamento de Inquéritos Policiais/Dipo); coronel Augusto Antonio Augusto Neves (diretor do Departamento de Segurança dos Associados da Apamagis, representando a presidente); o promotor de Justiça Eder Segura; os delegados Tiago Antonio Salvador (chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP) e Antonio Carlos Ortola Jorge (assistente), a secretária da Presidência (SPr), Flávia Meloni de Moura Rosa, integrantes da APMTJ, servidores e familiares dos homenageados.

Durante a solenidade foram homenageados com a Láurea do Mérito Pessoal de 5º e 4º graus 12 PMs, com a Láurea do Mérito Pessoal de 3º e 2º graus 14 PMs e com a Láurea do Mérito Pessoal de 1º grau 5 PMs, totalizando 31 policiais militares da APMTJ.

Mais fotos no Flickr.

Comunicação Social TJSP – RS (texto) / PS e KS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial

www.instagram.com/tjspoficial

www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP