Desembargador Luis Soares de Mello tem retrato inaugurado na Galeria de Vice-Presidentes do TJSP

Magistrado ocupou o posto no biênio 2020/2021.
 
O desembargador Luis Soares de Mello foi eternizado, nesta quinta-feira (22), na Galeria de Retratos da Vice-Presidência do TJSP. O magistrado, que ocupou o posto no biênio 2020/2021, foi prestigiado por muitos amigos, familiares e representantes de instituições, em solenidade conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Mair Anafe, no Palácio da Justiça.
Juiz desde 1979 e desembargador do TJSP há 18 anos, Luis Soares de Mello é o 61º magistrado a ocupar um lugar na Galeria, que tem início com a imagem de Elyseu Guilherme Christiano, vice-presidente do TJSP em 1928, e abriga alguns dos mais notáveis desembargadores do Judiciário paulista.
Coube ao atual vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, abrir a solenidade com palavras de apreço àquele a quem se referiu como um querido e fraterno amigo. “É daquelas pessoas que se destacam pela sua coragem e energia contagiantes. Além de não transigir com o erro, não se conforma com a intolerância, registrando sempre sua indignação perante as injustiças. É um magistrado modelo, que sabe aplicar o Direito”, afirmou o vice-presidente, que foi presidente da Seção de Direito Criminal no biênio anterior. “Inegavelmente, a história do homem está em suas ações e no exemplo de vida que deixa. Seguindo este parâmetro, é justo afirmar que o desembargador Luis Soares soube registrar seu nome na história desta Corte e deixou a Vice-Presidência cercado de respeito, admiração e estima de seus pares e servidores”, concluiu.
Com o uso da palavra, o desembargador Luis Soares de Mello destacou o simbolismo que a inauguração do retrato representa e fez uma menção especial aos colegas que compuseram o Conselho Superior da Magistratura no mesmo biênio, sob a Presidência do desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco. “Conseguimos atravessar as tormentas, com todas as adversidades, e nosso plantel de juízes e funcionários não só conseguiu dar conta de tudo, como aumentou sensivelmente sua produtividade, para espanto e surpresa de alguns, reflexo da dedicação incansável de todos”.
O desembargador, que atualmente preside a 4ª Câmara de Direito Criminal, também falou do prazer e satisfação com que ocupou o cargo de vice-presidente do TJSP, mesmo diante de toda a dificuldade enfrentada durante a gestão, e não deixou de prestar agradecimentos a magistrados e servidores que estiveram ao seu lado. “A Vice-Presidência é um local simplesmente recheado de pessoas do bem, dedicadas ao extremo àquilo a que se propõem, e qualquer comando que viesse de minha parte, sempre era antes bem discutido com essas pessoas, verdadeiras luzes que se dedicam ao Tribunal e à sociedade”. Por fim, o homenageado proferiu palavras de carinho à esposa, Maria Júlia, e ao desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, seu sucessor.
A solenidade foi encerrada pelo presidente Ricardo Mair Anafe, corregedor-geral da Justiça no biênio 2020/2021, que reiterou a importância da homenagem e destacou qualidades que distinguem o desembargador Luis Soares de Mello, como a lealdade e o comprometimento com a Justiça. “Este é um momento único, a imortalização de uma figura que honrou a Vice-Presidência, ocupando-a com galhardia. Um magistrado comprometido, dedicado e uma pessoa excepcional”, afirmou.
Também compareceram à solenidade o secretário, em exercício, da Justiça e Cidadania, Raul Christiano de Oliveira Sanchez, representando o governador; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José  Federighi; o presidente do TJSP no biênio 2020/2021, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador José Maria Câmara Júnior; o ouvidor substituto do TJSP, desembargador Afonso de Barros Faro Júnior; a desembargadora Marcia Regina Dalla Déa Barone, conselheira da Associação Paulista de Magistrados, representando a presidente; o presidente da Seção de Direito Público no biênio 2020/2021, desembargador Paulo Magalhães da Costa; o secretário executivo da Procuradoria-Geral de Justiça, Luiz Antonio de Oliveira Nusdeo, representando o procurador-geral de Justiça; a procuradora do Estado Amanda de Moraes Modotti, representando a procuradora-geral; o primeiro subdefensor público-geral, Rafael Pitanga Guedes, representando o defensor-público geral; o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB SP) Alexandre Luís Mendonça Rollo, representando a presidente; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e primo do homenageado, Renato de Mello Jorge Silveira; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Miguel Elias Daffara, representando o comandante-geral; o irmão do homenageado e integrante do Conselho Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Cetran), Antonio Renato Soares de Mello, representando o presidente; a assessora da Secretaria Municipal de Justiça, Cleusa Guimarães, representando o prefeito de São Paulo; Erasmo Mendonça de Boer, representando a Santa Casa de Misericórdia; a esposa do homenageado, Maria Júlia; a filha do homenageado, Martina Soares de Mello; muitos desembargadores, juízes, autoridades civis e militares, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, amigos e familiares do homenageado e servidores da Justiça.

  Assista ao vídeo da solenidade. 

 
Mais fotos no Flickr.
 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS e PS (fotos) / ND e VV (vídeo)
 
  Siga o TJSP nas redes sociais:
 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP