Programa Saúde Itinerante atende servidores no Complexo Administrativo Patriarca
Mais de 430 atendimentos realizados.
Chegou ao Complexo Administrativo Patriarca, na Capital, o Programa Saúde Itinerante, promovido pela Coordenadoria de Assistência e Promoção de Saúde do TJSP para realizar atendimentos clínicos e fornecer informações úteis sobre diversos temas ligados à saúde. Realizada entre os dias 29 de maio e 6 de junho, a ação atendeu 433 funcionários.
Os participantes passaram por estações montadas para diversas medições, como glicemia capilar casual, circunferência abdominal, pressão arterial, altura, peso e cálculo do IMC. A partir dos exames, foram detectados possíveis casos de diabetes, hipertensão e obesidade até então desconhecidos pelos servidores, que foram encaminhados para acompanhamento. Realizaram os atendimentos os médicos Fábio Luís Nascimento e Alexandre Ferreira Rosa.
Também foi disponibilizado exame da cavidade bucal (oroscopia), realizado por cirurgiões dentistas do TJSP, visando a detecção de lesões bucais, e seleção de interessados a fazer tratamento odontológico gratuito nos consultórios do Tribunal. Com base nos resultados, o setor entrará em contato com os selecionados para o agendamento de consultas.
Além dos atendimentos, os funcionários acompanharam palestras sobre alimentação, sono saudável, atividade física, gerenciamento do estresse e saúde bucal. Participaram das apresentações as enfermeiras judiciárias Anita Salvadori Randi e Noemi de Melo Alexandre Amano e os dentistas Wagner Cesar Munhoz, Ricardo de Nadi Fonoff, Marcelo Angotti, Adriana Matuchita Viana e André de Nardi Fonoff.
Por meio dos resultados dos testes realizados a equipe detectou possíveis casos de diabetes, hipertensão e obesidade desconhecidos pelos servidores, tendo sido providenciado o atendimento e aconselhamento, com agendamento de consultas médicas para acompanhamento.
Programa Saúde Itinerante – Realizado desde 2017, o projeto já percorreu diversas comarcas de São Paulo. Além da conscientização acerca da saúde, o programa busca a diminuição de afastamentos originários de licenças para tratamentos clínicos, aposentadorias e óbitos precoces, por meio do mapeamento de casos mais preocupantes e adoção de medidas de prevenção e controle. A próxima edição está prevista para o dia 28 de junho, no Fórum de Atibaia.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / Divulgação (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: