TJSP recebe estudantes de Direito para sessão de júri simulado

 Alunos e professores atuaram em conjunto.

O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na quarta-feira (31), estudantes e professores da Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo para sessão simulada de julgamento, realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça. O juiz federal Alexandre Berzosa Saliba, da 1ª Vara Cível da Seção Judiciária de Santos, presidiu a atividade. 
No início do evento, o coordenador do curso de Direito da instituição, professor mestre Tiago Alves Pessoa, destacou que importantes nomes passaram pelo local e incentivou os universitários a se dedicarem pelos seus objetivos. “O que vocês perceberão aqui mudará a vida de vocês. É uma oportunidade única de aprendizado”, disse. Em seguida, o presidente da 39ª Subseção de São Bernardo do Campo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB SP), Luiz Ricardo Bertanha, salientou a grandiosidade do Palácio da Justiça e a importância de os alunos conhecerem o dia a dia da profissão. 
O caso escolhido para a simulação foi uma tentativa de homicídio envolvendo moradoras em situação de rua e baseou-se em situação real já transitada em julgado. O papel da acusação coube ao professor mestre Luis Eduardo Crosselli (coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas) e a defesa ao professor mestre Ayrton Ferreira Gabira Junior. Após o interrogatório das testemunhas e sustentação oral – que envolveu também os discentes –, os jurados decidiram pela desclassificação do crime para lesão corporal leve. 
Na sequência, o magistrado explicou o andamento processual e a interposição de recursos, propondo aos estudantes algumas improvisações com o objetivo de incrementar a formação acadêmica. “Façam o trabalho com amor. São muitas históricas complexas das quais somos ferramentas para ajudar os outros”, completou. 
O professor mestre Manuel Everaldo da Silva finalizou o evento sugerindo aos alunos que se inspirem nos profissionais ali presentes. “Uma vez que vocês tomam a decisão e se dedicam, tudo se torna possível. Daqui a alguns anos, podem ser vocês andando por esses corredores com uma toga”, declarou. 
Estiveram presentes a secretária-geral da 39ª Subseção, Elaine Brandão; o presidente da Comissão de Estudos do Tribunal do Júri da 39ª Subseção, Luan de Rossi Santos; e a professora mestre Marina Stephanie Ramos Huidobro. 
As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais pelo telefone (11) 4802-9215.
 
Mais fotos no Flickr.
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP