Campanha Eu Faço Parte!: Conheça mais três objetivos do Planejamento Estratégico

Estruturar o orçamento e aprimorar procedimentos.

 

Neste mês de maio, a campanha Eu Faço Parte! chega ao fim trazendo três objetivos de extrema importância para o cumprimento do Planejamento Estratégico (PE) 2021/2026: Estruturar o orçamento anual com base nos projetos priorizados no Planejamento Estratégico (objetivo 1), Aprimorar os processos de trabalhos administrativos (objetivo 12) e Aprimorar o sistema de estatística (objetivo 15).
De acordo com o PE, o orçamento anual do Tribunal de Justiça de São Paulo deve ser estruturado considerando-se as metas anuais que suportem os 22 objetivos listados. O documento também ressalta que aprimorar a gestão de processos de trabalho administrativos é fundamental para apoiar a atividade do TJSP, pois traz mais celeridade aos serviços. Já o sistema de estatísticas garante a produção de dados e de informações para subsidiar a gestão estratégica da Corte paulista.
Conheça um pouco mais do trabalho de Renato Toledo Vasco, Vanessa Regina Alexandre Cabral de Melo e Paula Raquel Timoner Petresco:

 

Objetivo 1
Estruturar o orçamento anual com base nos projetos priorizados no Planejamento Estratégico
“Eu trabalho na Secretaria de Orçamento e Finanças. Somos responsáveis por realizar o planejamento orçamentário do Tribunal de Justiça de São Paulo. A cada ano, as áreas do TJSP enviam as solicitações de despesas para o orçamento no sistema.
Após análise, direcionamos os recursos de acordo com os valores disponíveis, dando prioridade às despesas relacionadas às metas que dão suporte ao cumprimento do Planejamento Estratégico.
Trabalhando para auxiliar no desenvolvimento dos 22 objetivos, também contribuímos para que o Tribunal cumpra sua missão e alcance a posição desejada.”
Renato Toledo Vasco, contador judiciário na Secretaria de Orçamento e Finanças

Assista ao vídeo.

 

Objetivo 12
Aprimorar os processos de trabalhos administrativos

“Eu trabalho na Secretaria da Primeira Instância, no serviço de apoio técnico. Uma das minhas funções é auxiliar na digitalização dos processos administrativos, que, até o início da pandemia eram físicos.
Supervisionei o trabalho de organização e separação dos autos. Conferimos todo o material, certificamos e classificamos as peças. Depois de serem categorizados, higienizados e digitalizados, os processos em papel foram colocados em caixas numeradas e remetidos ao arquivo.

Hoje em dia, o expediente eletrônico facilita o trabalho desenvolvido fora das unidades e possibilita amplo acesso aos documentos.”

  Vanessa Regina Alexandre Cabral de Melo, supervisora de serviço na Secretaria da Primeira Instância

Assista ao vídeo.

 

Objetivo 15

Aprimorar o sistema de estatística

“Eu trabalho na Secretaria de Tecnologia da Informação. Meu setor auxilia a Corregedoria Geral da Justiça no acompanhamento dos indicadores das unidades judiciais, criando painéis que facilitam a extração de estatísticas.

Por meio de um sistema automatizado, faço a coleta de dados do SAJ e transformo essas informações nos painéis. Esse material auxilia na análise dos números e na tomada de decisões tanto nas varas quanto na Corregedoria, que atuam em conjunto para melhorar os procedimentos internos e os índices.

Também alimentamos o Portal da Transparência com dados para relatórios de produtividade na 1ª e na 2ª Instância.”

Paula Raquel Timoner Petresco, escrevente técnico judiciário na Secretaria de Tecnologia da Informação

Assista ao vídeo.

 

A campanha
A cada mês, vídeos, notícias e postagens nas redes sociais apresentaram histórias que mostram como as atividades diárias – da área de orçamento, gestão de pessoas, tecnologia, infraestrutura, prestação jurisdicional, responsabilidade social/ambiental, entre outras – impactam no avanço dos objetivos.
O Planejamento Estratégico 2021/2026, aprovado pela Resolução nº 845/20, definiu diretrizes, objetivos e metas a serem cumpridos pelo Judiciário paulista ao longo de seis anos. São eles que conduzem o TJSP à missão de resolver conflitos da sociedade, no âmbito de sua competência, para preservação dos direitos, por meio do julgamento de processos ou de métodos adequados. Para alcançar essa missão, o PE estabeleceu 22 objetivos estratégicos que guiam a atuação da Corte, traçados após consulta pública com participação da sociedade civil, entidades, instituições, magistrados e servidores.
Relembre todos os objetivos da campanha:

o   Objetivo 5 (Aprimorar os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação) e objetivo 10 ( Aprimorar a gestão judicial)

o   Objetivo 13 (Cumprir as Metas Anuais do Poder Judiciário) e objetivo 19 (Promover a sustentabilidade)

o   Objetivo 18 (Impulsionar os meios de inovação) e objetivo 20 (Ampliar a acessibilidade e a inclusão)

o   Objetivo 2 (Adequar a força de trabalho) e objetivo 9 (Adequar a infraestrutura física e otimizar o uso dos prédios e espaços)

o   Objetivo 14 (Aprimorar os métodos adequados de solução de conflitos) e objetivo 22 (Aprimorar a comunicação institucional)

o   Objetivo 6 (Aprimorar a Governança de TIC)

o   Objetivo 4 (Capacitar os agentes públicos)

o   Objetivo 8 (Aprimorar a governança da área de infraestrutura, contratos e abastecimento) e objetivo 17 (Aprimorar a Gestão Documental)

o   Objetivo 7 (Aprimorar a integração dos sistemas com entidades públicas e privadas) e objetivo 11 (Aprimorar o sistema de custas, despesas processuais e emolumentos)

 

Comunicação Social TJSP – AA (texto) / JT e MK (identidade visual e layout) / PS (fotos) / VV e ND (vídeos)
imprensatj@tjsp.jus.br

  

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial             
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP