TJSP realiza vistoria no prédio que irá abrigar o Foro Digital do Butantã
Na data de ontem (9/12) ocorreu a vistoria das instalações do futuro Foro Digital de Butantã, que receberá três varas cíveis, duas varas de família e sucessões e a Vara da Violência Doméstica. Nos anos de 2008/2009 o TJSP promoveu o processo de seleção do prédio através da várias diligências realizadas pelo setor técnico de engenharia, envolvendo 16 imóveis na região. No dia 17 de julho de 2009 foi contratada a locação e o TJSP elaborou o projeto para reforma e adaptação, sob responsabilidade do locador. O valor do aluguel foi apurado mediante prévia avaliação e o pagamento somente ocorrerá após o recebimento do prédio, com previsão para fevereiro de 2011. O TJSP acompanhou o cronograma da obra.
O projeto do novo foro digital contempla área de 5,2 mil m², a instalação de piso elevado, com rede e cabos de lógica e elétrica para informática, e sistema de refrigeração em todos os ambientes, contribuindo para a economia de energia e não emissão de gases poluentes.
Outro aspecto bastante valorizado durante a construção refere-se ao isolamento acústico instalado, contribuindo assim para o bem-estar do público e a melhoria das condições de trabalho oferecidas a magistrados e servidores. O piso da área comum do novo prédio é todo em granito.
Atualmente o TJSP trabalha para a instalação dos novos Foros Regionais da Capela do Socorro e M´Boi Mirim, além da transferência do Foro Regional da Penha e a ampla reforma do Foro Regional do Jabaquara, João Mendes Junior e Vergueiro (Juizado Especial Central e Colégio Recursal).
A vistoria foi realizada pelo juiz assessor da presidência, José Maria Câmara Junior e os juízes Francisco Carlos Shintate, diretor do Fórum Regional de Pinheiros, e Eduardo Moeller, do Juizado Especial Cível também do Fórum de Pinheiros. Também participaram da visita os secretários de Administração do TJSP, Sandra Regina Pereira; de Tecnologia da Informação, Tarcisio Luiz de Souza Leite; o engenheiro Amável Alves Leão e Fábio Pacheco Dutra, representando a Secretaria de Primeira Instância.
O Foro Regional de Butantã foi criado pela Lei Complementar n.º 877, de 29/8/00. No dia 27/9/07 foram providos os cargos de juízes das varas cíveis e de família. Os magistrados permanecerão designados para outras unidades judiciárias da Capital.
Assessoria de Imprensa TJSP – RP (texto) / AC (fotos)