Pedro Gagliardi participa da última sessão antes de aposentadoria
O desembargador Pedro Luiz Ricardo Gagliardi participou, nesta quinta-feira (9/12), de sua última sessão de julgamento antes de se aposentar. Gagliardi pertence a 15ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça.
A sessão teve início com homenagem prestada pelo desembargador aposentado Aloísio de Toledo César, que trabalhou com Gagliardi na 15ª Câmara. Também se manifestaram os desembargadores Amado de Faria, Jair Martins, Camilo Léllis e Ribeiro dos Santos e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Walter de Almeida Guilherme – que compõe a câmara e é substituído pelo desembargador Camilo Léllis – presente à sessão especialmente para a despedida do colega. Além deles, uniram-se às homenagens os procuradores de Justiça Bandeira Lins e Sandra Jardim.
Gagliardi, que se aposentará em janeiro, ao completar 70 anos, lembrou o dia em que tomou posse como juiz substituto na corte. Disse que fez todo o possível para contribuir com a magistratura em quase 41 anos de serviços prestados e citou uma frase do personagem Gonçalo, de Eça de Queiroz, que, segundo ele, representa o seu sentimento ao deixar o cargo. “Eu não acho que fiz nada de mais. Fiz apenas o que achei que estava certo.”
Pedro Gagliardi se formou pela USP em 1965 e assumiu como juiz substituto em 26/2/70, na Comarca de Santo André. Foi promovido a desembargador pelo critério de antiguidade, assumindo o cargo em 15/10/99. Atualmente é também o diretor da Escola Paulista da Magistratura.
Assessoria de Imprensa TJSP – AM (texto) / AC (fotos)