Serviço Psicossocial Clínico do TJSP completa 28 anos de acolhimento e cuidado
Solenidade relembrou história e pioneirismo do serviço.
O Núcleo de Atendimento Psicossocial aos Magistrados e Funcionários do Tribunal de Justiça de São Paulo (Nuapsi) realizou, ontem (11), solenidade em comemoração aos 28 anos do Serviço Psicossocial Clínico, voltado para a saúde mental do público interno com atendimentos individuais ou em grupo. O evento foi realizado na Escola Paulista de Magistratura (EPM) e transmitido via aplicativo Teams.
A presidente da Comissão de Coordenação do Núcleo, desembargadora Maria Cristina Zucchi, conduziu a celebração e destacou o suporte de todos os envolvidos, dirigindo agradecimentos especiais ao presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, e aos juízes assessores da Presidência. “Hoje, esse setor tão importante tem a sua própria regulamentação, e estamos aqui continuando uma obra que começou há 28 anos em razão da dedicação de uma equipe”, declarou a magistrada, referindo-se à Portaria nº 10.013/21, que reestruturou e adequou as normas e as atribuições do serviço e o alçou à categoria de Núcleo. Os desembargadores José Roberto de Souza Meirelles e Mauricio Valala completam a Comissão.
O desembargador aposentado Antonio Carlos Munhoz Soares, pioneiro nesse trabalho que teve início em março de 1995, citou a importância de todos os servidores que colaboraram para o andamento da ideia inicial. “O serviço psicossocial continua sendo uma necessidade e é imprescindível, pois precisamos buscar equilíbrio para o discernimento dos nossos caminhos”, refletiu.
A supervisora do Nuapsi Clínico, Anna Paula Andrade de Moraes Lopes, destacou o pioneirismo da Justiça paulista ao atentar, na década de 1990, para os cuidados psicossociais. “Fazemos uma escuta qualificada e respeitosa mediante ações e intervenções desenvolvidas por profissionais que estão constantemente em capacitação técnica e humana”, disse. A supervisora do Nuapsi Vocacional, Maria Teresa Gonçalves Rebello, explicou que ambos os serviços compõem o Núcleo de Atendimento Psicossocial e que, ao longo dos anos, houve crescimento, aprofundamento e aprimoramento das atividades. “A ideia do serviço vocacional é oferecer um espaço de reflexão a todos os que atendemos. É um serviço interdisciplinar formado por assistentes sociais e psicólogos”, contou.
Na sequência, a assistente social Cláudia Maria Guimarães Nery Zamboni explicou que o Núcleo possui sede na Capital e 10 unidades no interior para a realização de acolhimento, atendimento social e psicológico individual e familiar, atividades grupais, workshops e oficinas virtual e presencialmente. Ela também pontuou que, desde 1995, o Nuapsi realizou mais de 194 mil atendimentos na Capital e mais de 266 mil no interior – totalizando mais de 21 mil em 2022.
Também prestigiaram o evento o desembargador aposentado José Roberto Peiretti de Godoy; a diretora da Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), Patrícia de Rosa Pucci Canavarro, representando o desembargador Irineu Jorge Fava; e servidoras do Tribunal de Justiça do Tocantins, representando a presidente, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe.
Serviço Psicossocial Clínico
Oferece, em todas as suas unidades, programas de acolhimento e triagem, atendimento psicossocial individual e psicoterapia breve. Conforme a demanda de cada região, também podem ser realizados grupos terapêuticos, atendimento de casais e suas famílias e outras atividades. De acordo com a avaliação, casos que necessitem de acompanhamento por tempo indeterminado ou que não atendam aos critérios técnicos de indicação aos tratamentos oferecidos pelo serviço são encaminhados aos recursos comunitários de saúde, sejam públicos ou privados. O sigilo é garantido. Integrantes do TJSP podem encontrar os contatos do Serviço Psicossocial Clínico na página da intranet.
Serviço Psicossocial Vocacional
Entre suas atividades está o atendimento de magistrados e candidatos à Magistratura, com acompanhamento psicossocial dos juízes vitaliciandos e vitalícios (estes de acordo com a procura ou indicação). Promovem o Programa de Preparação para Aposentadoria, a avaliação psicológica dos candidatos ao Concurso de Ingresso na Magistratura, a participação na Comissão de Avaliação das Cotas Raciais dos Concursos de Ingresso na Magistratura, a avaliação psicossocial de juízes em disponibilidade, além do Programa de Orientação Profissional para filhos e netos de servidores ou magistrados. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail spvocacional@tjsp.jus.br.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / MB (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: