Vara da Infância de Rio Preto promove Seminário da Cultura de Paz no Contexto Escolar
Evento reuniu 900 pessoas de 31 cidades.
A Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Ministério Público, realizou, na última segunda-feira (8), o “I Seminário da Cultura de Paz no Contexto Escolar”, no Teatro Paulo Moura. O evento contou com a participação de mais de 900 pessoas de 31 cidades. O juiz da Infância e da Juventude, Evandro Pelarin, coordenou o seminário destinado a gestores e líderes de escolas e instituições que atendem crianças e adolescentes. O objetivo foi orientar e alinhar ações para melhorar o relacionamento e reduzir atos infracionais. O magistrado destacou que a ideia é reunir diversas frentes para troca de informações e experiências, conectando escola, família, comunidade e Poder Público.
O seminário teve como convidado o juiz Marcelo Nalesso Salmaso, da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Tatuí, que abordou a importância da Justiça Restaurativa nas escolas. “Temos notado que os núcleos escolares, trabalhando em conjunto com a comunidade e organizações externas – como as UBS (Unidade Básica de Saúde) e o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) – apresenta bons resultados para conectar novamente a escola com as crianças”, relatou.
O público pôde conhecer o projeto Ratione, desenvolvido pela Vara da Infância e da Juventude de Rio Preto em parceria com universidades da cidade. De acordo com a psicóloga Priscila Silveira, diariamente o Judiciário promove orientações e atividades junto aos alunos da escola estadual Victor Britto Bastos, com apoio de estudantes de Psicologia, Direito e Medicina.
O prefeito Edinho Araújo esteve presente e ressaltou a importância da integração e do preparo para enfrentamento do tema. “É um assunto que tem que ser discutido constantemente e, em Rio Preto, temos encontrado bastante sintonia entre todos os setores”, disse.
* Com informações da Prefeitura de São José do Rio Preto