TJSP na Mídia: “Registre-se” realiza expedição de documentos para pessoas em situação de rua
Iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça.
A 1ª Semana Nacional de Registro Civil – Registre-se, realizada entre 8 a 12 de maio, foi destaque na imprensa nacional e estadual. Em São Paulo, a ação é organizada pela Corregedoria Geral da Justiça paulista e ocorre na Capital e em Sorocaba. O objetivo é a expedição de RG, CPF, certidões (nascimento, casamento, óbito), título de eleitor, certificado de reservista, carteira de trabalho digital, além de cadastros no CadÚnico e no INSS/CNIS para pessoas que vivem em situação de rua. A iniciativa é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ocorre em diversos pontos do Brasil.
O jornal SP1, da TV Globo, esteve no Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, conhecido como Chá do Padre, no primeiro dia do mutirão (8). A jornalista abordou a importância do evento e conversou a juíza assessora da Corregedoria Geral de Justiça de São Paulo Letícia Fraga Benitez, que destacou o resgate da cidadania a partir da expedição dos documentos, especialmente da certidão de nascimento. Além disso, comentou a importância da ação para que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso aos benefícios sociais e à possibilidade de trabalho.
A TV Cultura também compareceu ao mutirão na terça-feira (9) e entrevistou o juiz assessor da CGJ Josué Modesto Passos. Ele destacou a emissão da certidão de nascimento, necessária para a expedição de outros documentos indispensáveis para o exercício da cidadania. O texto também foi divulgado no site da Cultura, evidenciando a abrangência nacional da iniciativa.
A CNN cobriu o mutirão na quarta-feira (10), quando o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, visitou os trabalhos em São Paulo, acompanhado do corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e representantes das instituições participantes. Os magistrados concederam entrevista sobre a ação e ressaltaram que a documentação básica é um direito de todos e que a falta de registro dificulta o acesso a serviços e programas sociais.
O Consultor Jurídico também cobriu a campanha, enaltecendo o trabalho de resgate da dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade. A repórter entrevistou o ministro Luis Felipe Salomão, o desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Paulo Galizia, e a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora Marisa dos Santos, todos parceiros do evento.
Hoje (11), o programa Encontro com Patrícia Poeta apresentou força-tarefa em andamento no Brasil e mostrou as atividades no Chá do Padre. O repórter entrevistou uma pessoa que recebeu atendimento e também falou sobre o problema da invisibilidade enfrentado pelos indivíduos que não possuem documentação.