Júri simulado no Palácio da Justiça reúne alunos de Direito de duas universidades

Atividade prática para futuros profissionais.

Alunos do curso de Direito da Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) e do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) participaram, nesta quarta-feira (26), no histórico Salão do Júri do Palácio da Justiça, prédio sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, da realização de júri simulado, presidido pelo desembargador Lauro Mens de Mello. Para o evento, foi escolhido um caso real julgado no Judiciário paulista.
A iniciativa foi comandada pela coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Fadisp, professora mestre Karla Vaz Fernandes, que deu inicio aos trabalhos agradecendo ao Tribunal e também enalteceu a relevância do acontecimento para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. “É uma oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula”, destacou a professora.
O supervisor do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Técnico (SGP 4.2.3) do TJSP, Ronaldo Gomes da Silva, informou que partir deste evento, os júris simulados realizados terão acompanhamento de profissional de estenotipia, que irá fazer a transcrição em tempo real do julgamento com projeção no telão. Posteriormente, os registros estarão disponíveis aos participantes.
A simulação usou como base um caso real de homicídio em decorrência de uma dívida de R$ 7 mil na compra de uma moto. O desembargador Lauro Mens de Mello atuou como juiz presidente, com os alunos da FSA atuando no papel de acusação e os da Fadisp na defesa. As outras funções foram distribuídas entre os representantes das duas instituições de ensino.
Após a leitura da sentença, que condenou o réu a 16 anos de prisão, o professor doutor da Fadisp, Everton Luiz Zanella, que é promotor de Justiça e atua no Tribunal do Júri, enalteceu o trabalho realizado pelos alunos das duas instituições destacando que o nervosismo é comum: “eu mesmo, com cerca de 20 anos de experiência, ainda fico nervoso antes de um caso. Isso é normal quando a gente quer fazer o nosso melhor”.
Após a entrega do certificado de participação aos professores presentes, o desembargador Lauro Mens de Mello parabenizou a participação de todos e lembrou que seu pai o trazia para assistir sessões no Salão do Júri quando era pequeno. “É uma grande honra ter sido convidado”, encerrou o magistrado.
Estiveram presentes também os desembargadores Fernando Geraldo Simão, Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, Ivana David e Klaus Marouelli Arroyo; o professor doutor Felipe Nicolau Pimentel Alamino (Fadisp); e, pela FSA, a coordenadora do curso de Direito, professora mestre Ana Paula Navarro Teixeira; as professoras mestre Juliana Vieira Pereira, Luciana da Silva Paggiato Camacho; e também a professora Nara Fernandes Alberto.

Mais fotos no Flickr.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP