Polícia Militar do TJSP prestigia seus integrantes
A Assessoria da Polícia Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo (APMTJ), em comemoração aos seus 16 anos, lançou nesta sexta-feira (3/12), o calendário APMTJ-2011, que trouxe como tema os prédios do Poder Judiciário paulista. A solenidade foi no Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães e prestigiou integrantes da Polícia Militar com a entrega da Láurea de Mérito Pessoal e a Medalha Valor Militar.
O chefe do Gabinete Militar do TJSP, coronel Osni Sérgio Sabbatini, abriu a solenidade enfatizando o importante papel que a Polícia Militar do Estado desempenha ao lado do Judiciário. “Sua missão vai além do patrulhamento ostensivo ou repressivo, garante também a segurança dos funcionários, a incolumidade física do preso e a assistência aos magistrados, visto que as audiências são públicas. A PM trabalha para manter a tranquilidade pública e auxiliar na Justiça”, afirmou.
Em caráter solene, a cerimônia deu início à entrega das Láureas do Mérito Pessoal e Medalha Valor Militar. As láureas distinguem os oficiais e praças, que por seus méritos pessoais se sobressaem no cumprimento do dever. Ela é concedida em bronze, cromo, prata, ouro e em 1º grau – o mais elevado –, nas cores da Bandeira Paulista. A Medalha Valor Militar homenageia aqueles que completaram 10, 20 e 30 anos de excelentes serviços prestados à PM e à Milícia Bandeirante, de forma interrupta e exclusiva. Concedida por decreto do Governo do Estado e com a aprovação do Tribunal de Justiça Militar, a comenda é constituída em três graus: bronze, prata e ouro.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares, disse que “comparecer a uma solenidade desse teor é uma grande honra, ainda mais na companhia de altas patentes da Polícia Militar”. Com palavras carregadas de emoção, o desembargador lembrou que o mês de dezembro é especial para todos os integrantes da PM. “Comemoramos o 16º aniversário de uma assessoria brilhante e compenetrada no que faz. Parabenizo ainda mais pelos bons serviços prestados à sociedade e faço questão de lembrar que cultuo os mesmo valores que a Polícia Militar”, concluiu.
À mesa, também estiveram presentes o juiz Sérgio Rui da Fonseca, representando o presidente do TJSP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos; o vice-diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Walter de Almeida Guilherme; o subcomandante da Polícia Militar, cel PM Danilo Antão Fernandes e o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Fernando Antônio Maia da Cunha.
O coronel Sabbatini finalizou a solenidade agradecendo aos presentes. “Vocês são responsáveis por escreverem em letras maiúsculas a história desta Assessoria, mantendo-nos fiéis aos valores e deveres que nos diferenciam como profissionais de segurança pública”, concluiu.
Entre as autoridades presentes estavam o corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Alceu Penteado Navarro; o desembargador Antonio Pires Neto; o desembargador Alvaro Lazzarini; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan; o juiz diretor em exercício do Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães, Maurício Lemos Porto Alves; o juiz diretor do Fórum Elly Lopes Meireles, Fernando Figueiredo Bartoletti; o juiz da 12ª Vara Criminal, Marcos Fleury Silveira de Alvarenga; o tenente PM Flávio Silva Santos; tenente coronel Antonio Ferraz dos Santos; o tenente coronel José Paulo Marcolino Rosa.
Assessoria de Imprensa TJSP - AG (texto) / DS (foto)