Encontro virtual marca retorno do Projeto Leitura Amiga em 2023
Crianças de cinco instituições participaram de live.
O projeto Leitura Amiga realizou ontem (15) o encontro virtual que marcou a retomada das atividades do programa em 2023. Às 20 horas, horário marcado para iniciar a leitura de histórias para crianças e adolescentes acolhidos em instituições previamente cadastradas, a juíza e idealizadora do projeto, Marina Freire, da Comarca de Bauru, abriu a videochamada. Em poucos minutos, grupos de crianças entusiasmadas para o encontro começaram a entrar na sala virtual.
“Ver a animação das crianças que já participavam na expectativa do retorno, cantando a música do projeto sem saber que eu estava ouvindo, foi muito emocionante. O projeto acalenta o coração”, compartilhou a magistrada. A live contou com a presença de grupos de acolhidos de cinco instituições das cidades de Garça, Avaré e de três Saicas da capital, que ouviram atentamente a voluntária Camila Mayara ler a história inusitada e divertida de “A barba do tio Alonso”.
No projeto, voluntários leem livros para crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento, por meio virtual (videochamadas e lives), com o objetivo de estimular o hábito da leitura em um ambiente acolhedor e de segurança psíquica. Os encontros acontecem de segunda a sexta às 20 horas, por meio de link enviado por Whatsapp aos responsáveis de cada casa de acolhimento.
Qualquer pessoa pode se voluntariar como leitor de histórias, mediador dos encontros, representante de abrigos ou doador de livros ou equipamentos diretamente às instituições. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário disponibilizado para as casas de acolhimento e voluntários. Voluntários devem informar o RG para formalização do cadastro; no caso das instituições, o coordenador do local deve indicar um responsável pelas crianças e pelos adolescentes no período da noite, pessoa para quem o link da chamada será enviado.
O projeto foi criado em 2020, no contexto da pandemia, e conta com o apoio da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) desde 2022. Atualmente, o projeto conta com a participação de 130 voluntários e 35 casas de acolhimento. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo e-mail leituraamiga@tjsp.ju.br.
Conheça a nova página virtual do projeto Leitura Amiga aqui.
Comunicação Social TJSP – TM (texto) / Divulgação (foto) / PS (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp