TJSP promove posse administrativa de dois novos desembargadores

Magistrados empossados são juízes de carreira.

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, nesta quinta-feira (16), a posse administrativa dos desembargadores Pedro Paulo Maillet Preuss e João Antunes dos Santos Neto. Os magistrados assumem, respectivamente, as cadeiras dos desembargadores Fábio Poças Leitão e Edgard Silva Rosa, que se aposentaram recentemente. A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, no Salão Nobre do Palácio da Justiça, e contou com a presença de magistrados, servidores e familiares dos empossados.
Na abertura, o presidente Ricardo Mair Anafe sublinhou a honra de empossar os novos desembargadores, que são juízes de carreira, para ocuparem cadeiras que foram de colegas notáveis. Em relação ao desembargador Pedro Paulo Maillet Preuss, o presidente destacou a amizade e o respeito que nutre pelo colega. No caso do desembargador João Antunes Santos Neto, Ricardo Mair Anafe destacou: “Um grande magistrado de primeiro grau e que saiu-se muitíssimo bem em segundo”.
O presidente do TJSP ainda destacou o fato de a posse administrativa acontecer no Salão Nobre em decorrência da presença de muitos juízes, desembargadores, servidores e convidados. "Os senhores tomam posse para satisfação de muitos, que estão presentes para homenageá-los”, salientou Ricardo Mair Anafe, destacando que o fato revela a admiração que os dois empossados despertam.
Com o uso da palavra, o desembargador Pedro Paulo Maillet Preuss rememorou seu início na Magistratura e a forma com que foi recebido por membros do Conselho Superior da Magistratura e também por outros magistrados do Tribunal.  “Sempre quis tomar posse em uma sessão presidida pelo atual presidente, porque é uma pessoa que admiro profundamente. Como juiz, é um juiz com ‘J’ maiúsculo, como sempre procurei ser durante toda minha carreira”. Bastante emocionado, o desembargador lembrou que frequentava o fórum desde os cinco anos de idade ao lado do pai. O desembargador esteve acompanhado da esposa Maria Tereza Tavares de Araújo Elias e dos filhos Francisco, Felipe e Maria Laura.
Por sua vez, o desembargador João Antunes dos Santos Neto destacou a figura de sua falecida mãe. Seu grande exemplo, foi jogadora da seleção brasileira de basquete e apaixonada pelo Direito, tanto que, após se aposentar das quadras, fez faculdade na área. "A exemplo do Pedro Paulo, eu também acompanhava minha mãe no fórum, em Santo André. Passei a nutrir admiração pelos juízes e decidi que queria ser um deles", disse, ressaltando que também sonhava em ser desembargador e que sempre procurou aplicar sua paixão no exercício de sua função pública.
Também prestigiaram a solenidade os integrantes do Conselho Superior da Magistratura: desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (Presidente da Seção de Direito Criminal); o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador José Maria Câmara Júnior; o presidente do TJSP no biênio 2019/2020, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; e mais de meia centena de desembargadores e juízes, além de servidores e convidados.

 

Trajetórias

Pedro Paulo Maillet Preuss – Nasceu em São Paulo e graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1985. Ingressou na magistratura como juiz substituto na Comarca de Campinas. Judiciou nas Comarcas de Santa Cruz do Rio Pardo (Foro Distrital de Ipauçu). Caçapava e na Capital..

João Antunes dos Santos Neto – Nasceu em São Caetano do Sul (SP), e graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, turma de 1985. Atuou como procurador da Prefeitura Municipal de Santo André, de 1987 a 1990, quando ingressou na magistratura como juiz substituto da Comarca de Jundiaí. Judiciou nas Comarcas de Pereira Barreto (Foro Distrital de Ilha Solteira), Palmital, Capital e Santo André, antes de assumir o posto de juiz substituto em 2º grau, em 2015.

 

 

Mais fotos no Flickr.

 

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / KS (fotos) 
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial    
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp   

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP